Mexerico

Astro de 'Prison Break', Wentworth Miller se assume gay e critica governo russo

Em resposta a convite de festival em São Petersburgo, ator britânico declarou que "como um homem gay, devo declinar"

Bossuet Alvim

Aos 41, roteirista do longa 'Segredos de sangue' recusou posto de convidado de honra em evento
Em resposta à organização de um evento de cinema na Rússia, o ator e roteirista Wentworth Miller assumiu sua homossexualidade e fez críticas ao modo como a comunidade LGBT tem sido tratada no país europeu. "Como um homem gay, eu devo declinar", justificou o artista britânico ao recusar convite para participar como convidado de honra do Festival Internacional de Cinema de São Petersburgo. Miller assina o roteiro do longa 'Segredos de sangue', lançado em junho no Brasil, estrelado por Nicole Kidman e Mia Wasikowska.


A carta escrita pelo astro da série de TV 'Prison Break' foi divulgada pela Glaad, associação não-governamental que defende os direitos de homossexuais, bissexuais e transgêneros nos meios de comunicação norte-americanos. No texto, Wentworth se diz "profundamente abalado pela atual postura e tratamento do Governo Russo em relação a homens e mulheres gays". Ele declara ainda que "a situação é inadmissível, e eu não posso participar de livre consciência de uma ocasião festiva anfitrionada por um país onde pessoas como eu têm negados sistematicamente seus direitos básicos de viver e amar abertamente".

 

Na mensagem, o ator britânico ainda ressalta sua ligação com o país, enfatizando que possui "algum grau de descendência russa", e deixa claro que o gesto tem caráter ideológico. "Talvez, quando e se as circunstâncias melhorarem, eu estarei livre para fazer uma escolha diferente", ele escreveu.

 

O porta-voz da Glaad, Wilson Cruz, elogiou a atitude de Miller, ressaltando que a "forte demonstração de apoio" do artista "envia à comunidade LGBT russa, que tem enfrentado violência e perseguição extremas, uma mensagem: vocês não estão sozinhos". O representante da ONG acredita que "mais celebridades e corporações devem seguir esta corajosa iniciativa em condenar abertamente a lei anti-LGBT da Rússia".

 

Leia o texto de Wentworth Miller na íntegra:

 

"Obrigado por seu gentil convite. Como alguém que já se divertiu visitando a Rússia em outras ocasiões e que também possui algum grau de descendência russa, ficaria feliz em dizer sim.

 

Entretanto, como um homem gay, devo declinar.

 

Estou profundamente abalado pela atual postura e tratamento do Governo Russo em relação a homens e mulheres gays. Esta situação é inadmissível, e eu não posso participar de livre consciência de uma ocasião festiva anfitrionada por um país onde pessoas como eu têm negados sistematicamente seus direitos básicos de viver e amar abertamente.

 

Talvez, quando e se as circunstâncias melhorarem, eu estarei livre para fazer uma escolha diferente.

 

Até lá,

Wentworth Miller

Membro da Campanha pelos Direitos Humanos,
Membro da Glaad,
Membro do The Mankind Project"

Carta do artista britânico foi reproduzida no site da Glaad; Miller assina como membro da ONG