Uai Entretenimento

Aprenda receitas para aproveitar o que ficou da ceia de Natal


A ceia de Natal é sinal de fartura e comilança, mas muitas vezes também de desperdício. Para evitar que muita coisa vá parar no lixo, dá para aproveitar o que sobrou e transformar em novas receitas. Sobras de carnes, legumes, frutas, massas e arroz, por exemplo, são ingredientes para renovar o cardápio com o que está à mão. Alguns itens, com exceção de saladas e salpicão, podem ser também congelados e usados em outras oportunidades.


Veja alguns preparos:

Salada de peru: desfiados, os restos do peru podem incrementar a salada do almoço. Para completar a preparação, alface, queijo parmesão, orégano, azeite e torradas caem bem.

Salada de frutas: sempre presentes na mesa da ceia, as frutas podem ser aproveitadas no dia seguinte para saladas de fruta ou sucos naturais, muito mais saudáveis que os produtos industrializados.

Bolinho de arroz: temperadas com cheiro-verde e misturadas com ovos e farinha, as sobras do arroz podem se transformar em bolinhos. Aproveitando o que ficou das carnes, é mais uma opção para recheá-los.

Omelete: muito simples de preparar, é só juntar aos ovos o que ficou das carnes, como peru e chester desfiados, e fazer um omelete saboroso, complementando com queijo e tomate.

Sanduíche de panetone: as fatias que ficaram do panetone podem ser aquecidas e recheadas com queijo branco e geleia.


Torta folhada: a massa folhada usada para a receita é encontrada em supermercados. Como os legumes usados são sobras, é só acrescentar um molho ao recheio, montar o prato e levar ao forno para assar.

Panqueca de arroz: o arroz cozido pode ser usado para fazer a massa da panqueca. Os ingredientes para o recheio vão do gosto de cada um. Como sugestão, carne moída, presunto, queijo e frango desfiado.

Macarrão gratinado com peru: o macarrão é unanimidade. Para o almoço de Natal, dá para caprichar complementando com o peru que ficou da ceia.

Farofa de chester: farofa é um acompanhamento fiel. Com as sobras do chester, fica irresistível.

Sanduíche de peru:
fatias de pão de forma recheadas com fatias de peru, mostarda dijon, picles de pepino, queijo e alface americana. Uma receita simples que sempre agrada.

Solidariedade:
se no almoço de Natal a opção seja por não aproveitar a comida da ceia, uma boa ideia é fazer marmitas e distribuir para quem precisa.