Nutella muda receita e gera 'crise' na Europa

Creme de avelã está com maior quantidade de leite em pó

por Ansa 09/11/2017 19:07
 CHARLY TRIBALLEAU
Ferrero admitiu que aumentaram a quantidade do produto, mas ressaltou que não houve alterações de qualidade ou sabor (foto: CHARLY TRIBALLEAU )
Uma pequena mudança na composição do creme de avelã Nutella, fabricado pela Ferrero, provocou uma enorme polêmica na Alemanha e a qual já se espalha também por outros países da Europa.

A polêmica começou na semana passada, quando uma associação de consumidores de Hamburgo publicou uma nota no Facebook dizendo que a Nutella teria aumentado a quantidade de leite em pó desnatado.

O post viralizou nas redes sociais e chegou à França, onde consumidores passaram a relatar "diferenças" na coloração e na consistência do produto. Em fotografias publicadas na web comparando os rótulos da Nutella, é possível ver que o produto, antes, tinha 7,5% de leite em pó desnatado. Agora, há 8,7%.

Consultada pela ANSA, a italiana Ferrero admitiu que a composição do creme de avelã está com uma quantidade maior de leite em pó desnatado, mas ressaltou que o produto não sofreu alterações de qualidade ou sabor. "Podemos assegurar a todos os fãs da Nutella que a sua receita, única e deliciosa, permenece a que conhecem e amam, com os mesmos critérios de alta qualidade. Os ingredientes de avelã, cacau e açúcar são invariáveis", disse a empresa.

De acordo com a Ferrero, desde o mês de agosto, houve uma troca do soro de leite para o leite desnatado em pó de 2,1 gramas a cada 100 gr. Com isso, passa de 6,6% para 8,7% a quantia do leite em pó desnatado na receita.

"Isso garante uma melhor permanência no paladar do sabor único e inconfundível da Nutella. Produzimos Nutella com a mesma curadoria em todo o mundo. A nossa receita contém sete ingredientes simples, sem conservantes e corantes", explicou a Ferrero. A Nutella foi inventada pelo italiana Michele Ferrero em 1964.

Os ingredientes são açúcar, óleo vegetal de palma, avelã (13%), leite desnatado em pó (8,7%), cacau desengordurado (7,4%), emulsificante lecitina, aromatizante e vanilina.

MAIS SOBRE GASTRONOMIA