Loja na Savassi vende produtos à moda antiga

Sr. A Granel conta produtos vindos tanto do interior do Brasil quanto do Vietnã e de Israel

por Mariana Peixoto 06/10/2017 08:15

Beto Novaes/EM/D.A.PRESS
Sabrina Santana oferece 100 chás, 105 temperos e 45 doces diferentes. (foto: Beto Novaes/EM/D.A.PRESS)

Tem maca peruana, argila negra, provolone desidratado, arroz negro, farinha de castanha-do-pará, macarrão sem glúten, proteína de soja moída. Aliás, é difícil saber o que não existe no Sr. A Granel. O nome da loja recém-inaugurada na Savassi é autoexplicativo. Vende-se de tudo a granel, como nos mercados tradicionais. E você encontra de tudo num só lugar.

A iniciativa vem de Viçosa, na Zona da Mata, onde a primeira loja foi inaugurada, em janeiro de 2016. Contrariando os bicudos tempos de crise, a Sr. A Granel conta com mais cinco endereços. Além de Viçosa e BH, são três unidades em Juiz de Fora (uma das filiais está sendo aberta esta semana) e outra em Ubá. E a ideia é não parar tão cedo. Pretende começar, em breve, a venda no atacado.

São quatro sócios. A loja na Savassi é administrada pelos irmãos Sabrina e Ênio César Saraiva Santana, de Viçosa. Sabrina, que conheceu a capital mineira no início de 2017, quando veio passar o carnaval, não pensou duas vezes ao decidir o ponto da primeira Sr. A Granel de BH.


A loja, que fica bem próxima à Praça Diogo de Vasconcelos, oferece 800 produtos. Para dar conta da variedade, eles foram divididos em seções: suplementos, oleaginosas, aperitivos, doces, grãos e sementes, farinhas, cereais, cozinha (massa, arroz, sopa), guloseimas, chás e temperos.

Cada seção reúne uma gama incrível de opções. São 100 tipos de chás, 105 de temperos, 45 de doces e por aí vai. A loja conta com uma nutricionista para dar dicas sobre os produtos. ''Nossa política é que o cliente pode experimentar tudo, pois como vendemos a granel, não pode haver troca'', conta Sabrina.

E é fácil se perder por ali. Logo na entrada ficam os suplementos. O whey protein é da marca V2 Life, desenvolvida na Universidade Federal de Viçosa (são nove sabores). Também nessa seção é possível encontrar diferentes tipos de argila (sim, para tratamento de pele).

JAPONÊS
Na parte de aperitivos, há tanto os mais tradicionais, como o amendoim japonês (em vários sabores), quanto opções menos conhecidas: fava assada, grão-de-bico, milho espanhol, provolone desidratado e amêndoa defumada.

De olho nos vegetarianos e veganos, a Sr. A Granel reserva muitas opções de soja (moída, sabor bacon, bife desidratado), bem como a sopa yakibifum (com macarrão de arroz). O preparo é muito simples. Basta esquentar água e jogar o preparo. Um item bastante procurado por diabéticos é o adoçante natural. A loja oferece dois tipos importados: o xylitol e o eritritol.

Todos os potes trazem o valor (por 100 gramas, mas não há limite mínimo de quantidade), bem como os ingredientes de cada produto. O valor é muito diversificado. Há produtos que custam menos de R$ 1 por 100 gramas (como fubá). O produto mais caro é o pinoli (extraído do pinheiro-manso, típico da região mediterrânea): R$ 39,90 por 100 gramas.

''Temos produtos importados do Vietnã, dos Estados Unidos e de Israel. Já os doces cristalizados, por exemplo, são todos do interior de Minas e a castanha-do-pará vem de um produtor do Acre. Como estamos conseguindo negociar diretamente com alguns produtores, conseguimos um preço menor'', conclui Sabrina Santana.

SR. A GRANEL
Avenida Getúlio Vargas, 1.440, loja 4, Savassi, (31) 3327-4040. Funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 19h, e aos sábados, das 9h às 14h.

MAIS SOBRE GASTRONOMIA