Com o frio chegando, um caldo quente pega bem. Anote uma receita

Para quem aprecia um bom caldo nas noites de outono/inverno, vamos ensinar a fazer uma saborosa receita, publicada no Guia Sabores de Minas, que leva batata-baroa e carne seca

29/03/2017 21:28
Beto Novaes/EM
(foto: Beto Novaes/EM )
Se alguém perguntar a Mozart dos Reis Borges se ele pensa em deixar a cidade, logo responde: “De jeito nenhum, isso aqui é o paraíso”. E ele tem motivos de sobra para a resposta: o clima frio e pacato de Campanha, a 327 quilômetros de Belo Horizonte, fascina os turistas. Mas não é só isso. O município é um dos mais antigos do Sul de Minas e a culinária conquista os paladares mais apurados. Como prova, Borges corre para a cozinha e prepara o prato que ele mesmo idealizou: caldo de batata-salsa, também conhecida como batata-baroa. “Fazia sempre os caldos de feijão e de mandioca, mas resolvi inovar para a agradar a clientela”, conta Borges, dono do Bar do Mozart, no Centro da cidade. Servido bem quente em uma tigela, o caldo esquenta a alma de quem o prova. Elisângela Alvarenga, de Campo Belo, em visita à cidade, não se conteve. “Fiquei com água na boca e também quero experimentar”, disse. Enquanto o aroma atraía mais clientes, Borges dava uma dica: pinga e pimenta deixam o prato ainda melhor. Está comprovado, quem visita Campanha tem muito o que apreciar.

Ingredientes:

• 2 kg de batata-baroa
• 1 kg de carne seca cortada em pedaços
• 2 tabletes de caldo de carne
• 2 cebolas grandes picadas
• 3 litros de água
• Tempero a gosto
• Cheiro verde a gosto

Como fazer o caldo de batata-baroa


Com um litro de água, cozinhar a carne seca na panela de pressão por 30 minutos. Em outra panela, cozinhar a batata-baroa com dois tabletes de carne, dois litros de água e tempero. Após o cozimento, escorrer o caldo e refogar a carne seca com cebola (até dourar). Bater a batata no liquidificador com a água que a cozinhou. Despejar esse caldo no refogado e deixar no fogo até levantar fervura. Salpicar com cheiro verde e servir.

A receita de Mozart dos Reis Borges, de Campanha foi publicada no Guia Sabores de Minas, em maio de 2007

MAIS SOBRE GASTRONOMIA