Anote a receita de uma deliciosa Torta de limão

Todos os caminhos levam às delícias da culinária mineira. Esta maravilha vem lá de Iturama. Mais uma preciosidade do Guia Sabores de Minas

28/03/2017 10:42
Beto Novaes/EM
(foto: Beto Novaes/EM)
Se ele tivesse encarado o desafio de morar em Angola, na África, Iturama, a 763 quilômetros de Belo Horizonte, não conheceria seus quitutes. Entre eles, a mais sublime das delícias: torta de limão tahiti, a campeã de vendas da confeitaria de Alexandre Eustáquio Brandão, de 48 anos. Mas o ex-contador de uma grande empresa de engenharia desistiu do convite para o exterior e resolveu trabalhar com irrigação de plantações, em Taiobeiras, Norte de Minas. Logo seguiu para Iturama, município com pouco mais de 30 mil habitantes, onde foi o pioneiro no comércio de tortas, doces, pães, roscas e outras iguarias. E ele avisa, sem titubear: “Faço o que a pessoa quiser encomendar”. Não é à-toa que chega gente de todas as partes – Ituiutaba, Uberaba, Uberlândia e até São José do Rio Preto (SP) – para comprar um pão que acabou de sair do forno, ou uma das tortas e bolos deliciosos. Há pelo menos cinco anos, o padeiro Marcos Ribeiro, de 25, é especialista no preparo da torta de limão e não esconde as manhas de uma receita que, com certeza, é de dar água na boca. 

Ingredientes:

Para a massa
• 1 xícara de leite
• 1 xícara de farinha de trigo
• 1,5 colher (de sopa) de açúcar refinado
• 1,5 colher (de sopa) de margarina
• 1 colher (de sopa) de fermento
• 5 ovos

Para o recheio
• 3 latas de leite condensado
• 3 limões tahiti
Chantili a gosto

 

Como fazer  a Torta de limão

A massa
Colocar o açúcar e os ovos na batedeira por cinco minutos, até obter uma consistência cremosa. Em uma panela, em fogo baixo, colocar a margarina e o leite, até ferver. Numa bacia, jogar a margarina e o leite fervidos sobre o creme previamente batido. Jogar a farinha de trigo aos poucos e mexer com as mãos, até a massa ficar consistente. Despejar o conteúdo numa fôrma redonda. Assar a 180 graus por cerca de dez minutos. Deixar esfriar por mais dez minutos e cortar em três partes, na horizontal. 

O recheio
Juntar o leite condensado e o suco dos três limões, por cinco minutos, na batedeira, até conseguir uma consistência firme. Espalhar o creme sobre as fatias de massa, inclusive por cima, e montar como se fosse um sanduíche. Decorar com chantili e raspas de limão.


A receita de Alexandre Eustáquio Brandão, de Iturama foi publicada no Guia Sabores de Minas, em 2005

MAIS SOBRE GASTRONOMIA