Uai Entretenimento

Sabores de Minas

Anote a receita de uma deliciosa Torta de limão

Todos os caminhos levam às delícias da culinária mineira. Esta maravilha vem lá de Iturama. Mais uma preciosidade do Guia Sabores de Minas

- Foto: Beto Novaes/EM
Se ele tivesse encarado o desafio de morar em Angola, na África, Iturama, a 763 quilômetros de Belo Horizonte, não conheceria seus quitutes. Entre eles, a mais sublime das delícias: torta de limão tahiti, a campeã de vendas da confeitaria de Alexandre Eustáquio Brandão, de 48 anos. Mas o ex-contador de uma grande empresa de engenharia desistiu do convite para o exterior e resolveu trabalhar com irrigação de plantações, em Taiobeiras, Norte de Minas. Logo seguiu para Iturama, município com pouco mais de 30 mil habitantes, onde foi o pioneiro no comércio de tortas, doces, pães, roscas e outras iguarias. E ele avisa, sem titubear: “Faço o que a pessoa quiser encomendar”. Não é à-toa que chega gente de todas as partes – Ituiutaba, Uberaba, Uberlândia e até São José do Rio Preto (SP) – para comprar um pão que acabou de sair do forno, ou uma das tortas e bolos deliciosos. Há pelo menos cinco anos, o padeiro Marcos Ribeiro, de 25, é especialista no preparo da torta de limão e não esconde as manhas de uma receita que, com certeza, é de dar água na boca. 

Ingredientes:

Para a massa
• 1 xícara de leite
• 1 xícara de farinha de trigo
• 1,5 colher (de sopa) de açúcar refinado
• 1,5 colher (de sopa) de margarina
• 1 colher (de sopa) de fermento
• 5 ovos

Para o recheio
• 3 latas de leite condensado
• 3 limões tahiti
Chantili a gosto

 

Como fazer  a Torta de limão

A massa
Colocar o açúcar e os ovos na batedeira por cinco minutos, até obter uma consistência cremosa. Em uma panela, em fogo baixo, colocar a margarina e o leite, até ferver. Numa bacia, jogar a margarina e o leite fervidos sobre o creme previamente batido. Jogar a farinha de trigo aos poucos e mexer com as mãos, até a massa ficar consistente. Despejar o conteúdo numa fôrma redonda
. Assar a 180 graus por cerca de dez minutos. Deixar esfriar por mais dez minutos e cortar em três partes, na horizontal. 

O recheio
Juntar o leite condensado e o suco dos três limões, por cinco minutos, na batedeira, até conseguir uma consistência firme. Espalhar o creme sobre as fatias de massa, inclusive por cima, e montar como se fosse um sanduíche. Decorar com chantili e raspas de limão.


A receita de Alexandre Eustáquio Brandão, de Iturama foi publicada no Guia Sabores de Minas, em 2005