Panetone e outras delícias ganham cores e visual de Natal

Ramo da culinária especializado no assunto, a confeitaria, traz produção especial para esta época do ano

por Laura Valente 20/12/2015 12:24
Alexandre Rezende/Divulgação
(foto: Alexandre Rezende/Divulgação)
Quem dera todas as lembranças fossem doces, delicadas e leves, e deixassem sabor de quero mais. A boa notícia é que o ramo da culinária especializado no assunto, a confeitaria, traz produção especial para esta época do ano, quando chocolate, frutas secas e especiarias parecem ter sabor e visual ainda mais sedutores. Na cidade, há profissionais que se esmeram para produzir receitas gourmet típicas e confeitadas com os símbolos de Natal.


Inaugurada em outubro, a Marcella Faleiro confeitaria já chegou com foco total na produção para o fim de ano. Atuante na culinária desde o trabalho realizado no extinto bufê Faleiro (a família mantém a fábrica de food service de mesmo nome), Marcella é filha do meio de Antônio Faleiro Filho, terceira geração do fundador do negócio culinário. Com bagagem que inclui formação no Senac e em diversos cursos livres de pâtisserie e boulangerie no Brasil e no exterior, decidiu criar a empresa especializada em encomendas de doces, salgados e tortas, além de bolos temáticos infantis, presentes e lembranças personalizadas para todas as ocasiões e que seguirão as tendências das grandes festas anuais como Natal, Páscoa, dia das mães, dos pais, namorados, festas juninas, e outras.

Oferta ampla A oferta da confeitaria inclui panetones decorados com rosto de Papai Noel e boneco de neve recheados de chocolate ou nozes, em tamanho mini e tradicional; bolos de frutas em pratos de porcelana decorados com castanhas, cerejas chilenas, frutas cristalizadas e fondant caixas com pães de mel; xícaras de louça com desenhos natalinos com bombons variados e embalados em tecido natalinos, roscas de frutas, brioches, biscoitos, chocolates e outros. “Há uma grande procura por produtos decorados de Natal pois encantam a todos os perfis, desde uma criança a um idoso. Além de ter um excelente custo-benefício para presentear nesta época”, afirma Marcella.


Também a nutricionista e chef pâtisserie formada pela Le Cordon Bleu de Paris, Maria Thereza Alkmin, lança linha temática para o fim do ano desde o início das atividades da Leclanté, fábrica artesanal especializada na produção de doces finos em geral tanto para encomendas avulsas quanto para eventos. Além das opções fixas – a exemplo do lacecake, um sucesso da casa -, para este Natal ela destaca receitas que têm o compartilhar como mote, ideais para adoçar as reuniões entre amigos e familiares. Entre elas coroa de avelã, tronco de chocolate, pão de mel tamanho família e bolo de maça com nozes, além da linha decorada com confeitos temáticos que contempla pão de mel na versão tradicional e de geléia de damasco, alfajores, brownies e cupcakes. “O confeito é desenvolvido à mão, com pasta americana e cobertura de açúcar”, avisa. Os ingredientes também são típicos da data: castanhas, nozes, amêndoas, avelãs, e especiarias como noz moscada, cravo, gengibre. Vale lembrar que a oferta é comercializada por unidade ou em caixas decoradas com até 12 produtos. “O público tem procurado a linha natalina tanto para presentear quanto para incrementar a mesa em confraternizações. Até por isso caprichamos na embalagem e produzimos desde caixas de acetato, (mais usadas em lembranças corporativas), até aquelas mais trabalhadas com tecidos importados, adamascados e vasilhames de louça”.

MAIS SOBRE GASTRONOMIA