Terapia de casal

Editora aposta em receitas para temperar a vida conjugal

por Laura Valente 12/07/2015 10:19

A rotina de um casal pode ficar mais gostosa no quesito alimentação e, de quebra, ganhar um outro tipo de parceria: a cozinha é território fértil para o aprendizado e a descoberta de novos prazeres, como não?. No lugar de recorrer à comida congelada dia após dia, às famigeradas pizzas ou insistir na mania de bater cartão no restaurante mais próximo, a Editora V&R propõe aos enamorados o hábito de preparar as próprias refeições. Daí o lançamento de Cozinha a dois – Cozinhar, comer e AMAR (tradução de Janaína e Mariana Marcoantonio, 208 páginas, R$ 99,90). 

Com receitas assinadas por 24 autores distintos, incluindo chefs, food stylist, fotógrafos e demais expoentes de uma alimentação orgânica e mais saudável como Dunja Gulin, Tonia George e Tori Finch, entre outros, o livro traz ainda dicas de como organizar a copa e a despensa, discorre sobre os itens essenciais para cozinhar e para servir, e traz duas páginas dedicadas à sabedoria na cozinha. Sobre o fazer pão, por exemplo, a dica é manter o líquido usado na receita morno, mas não quente. “Se estiver quente demais estragará a levedura. Se estiver frio demais, impedirá seu crescimento”.

Dividida em 10 capítulos, a obra traz receitas para café da manhã e brunch, sopas e petiscos, saladas e acompanhamentos, Só para dois, para alimentar um batalhão, sobremesas e queijos, receitas ao forno, festas e comemorações, drinques e organizando o cardápio. E inclui de tudo: vegetais, frutas, aves, carnes e peixes além de sobremesas.

Tonia George, proprietária de uma casa de café em Londres que ficou conhecida por servir pratos artísticos, assina receitas de desjejum como panqueca de mirtilo, smoothie de manga e castanha de caju, ovos Benedict e quiche inglesa, entre outras.

Dunja Gulin (também autora do livro de culinária vegetariana Indispensável) aposta em um agrado culinário para qualquer hora, o cookie com gotas de chocolate. Já Tori Finch ensina a fazer fritada de salmão e aspargo, cordeiro recheado com feta e hortelã, sanduíche nova-iorquino de pastrami e salada de joelho de porco, leguminosas frescas e hortelã com molho cremoso de mostarda (veja receita na página). “Essa salada traz uma combinação divina em sabor. A dica é deixar o joelho, o broto de ervilha e as folhas de hortelã separados do molho até a hora de servir, para manter o frescor das ervas e dos brotos”, sugere. 

Salada de joelho de porco, leguminosas frescas e hortelã com molho cremoso de mostarda


Ingredientes 
(Para 6 porções)

750g de batata Jersey Royal nova, lavada e com casca; 750g de fava fresca, 750g de ervilha fresca, 500g de broto de ervilha fresco, sem as pontas, 1 ramo de salsinha picada grosseiramente, 2 colheres de hortelã fresca picada, 180g de carne de joelho de porco cozida e desfiada, sal marinho e pimenta-do-reino moída na hora, 70g de broto de ervilha para decorar (opcional). Para o molho cremoso de mostarda: 3 colheres de sopa de azeite extravirgem, 3 colheres de sopa de vinagre de vinho branco, uma pitada de sal marinho,
1 colher de chá cheia de mostarda francesa extraforte, 1 colher de chá de sour cream (creme azedo), 1 echalota grande 
(ou 2 echalotas pequenas) cortadas em cubinhos.


Modo de fazer

Cozinhe as batatas em uma panela grande com água fervente por 15a 20min, até estarem bem cozidas. Escorra, deixe esfriar. Coloque mais água na panela e ferva novamente. Daí acrescente a fava e, depois de quase já cozida, coloque a ervilha e o broto de ervilha. Cozinhe por mais 1min antes de escorrer, e então transfira para uma panela com água fria para esfriar. Escorra e reserve. O molho: coloque o azeite e o vinagre de vinho branco em uma tigela grande com uma boa pitada de sal e bata com um garfo para dissolver o sal no vinagre. Acrescente a mostarda, o creme azedo e a echalota e misture bem. Coloque as leguminosas e as batatas na tigela com o molho e misture bem. Logo antes de servir, junte a salsinha, a hortelã e o joelho de porco às leguminosas com o molho e misture. Tempere a gosto com sal marinho e pimenta-do-reino moída na hora e, se desejar, espalhe os brotos de ervilha por cima para decorar 

 

MAIS SOBRE GASTRONOMIA