Restaurante paulistano conquista clientes com postagens caprichadas no Instagram

Usuários da rede já descobriram que um bom conteúdo compartilhado no Instagram pode ser um ótimo aliado como meio de divulgação

por Izabella Figueiredo 14/06/2015 11:44

Brado/Divulgação
(foto: Brado/Divulgação)
Desde 2011, quando foi lançado, o Instagram é um hit. Com a função de compartilhar vídeos e fotos, para aderir à febre basta possuir um aparelho celular com sistema operacional compatível. A partir daí, a torcida fica por conta de angariar seguidores e curtidas a cada postagem.


Em meio às contas pessoais e corporativas, usuários da rede já descobriram que um bom conteúdo compartilhado no Instagram pode ser um ótimo aliado como meio de divulgação. Por isso é cada vez mais comum nos depararmos com fotos bem produzidas, coloridas e que mexem com a imaginação de quem está do outro lado.

Não à toa, fotos de belos pratos ou ingredientes apetitosos são dos maiores campeões de curtidas nos feeds de qualquer usuário do Instagram. É difícil encontrar quem não siga um perfil gastronômico sequer, seja para conhecer estabelecimentos diferentes, ter ideias de novas receitas, adicionar novos lugares a roteiros de viagem ou mesmo só para passar tempo. De estrangeiro a nacional, de webcelebrity a desconhecido, de super chef a cozinheiro de fim de semana, selecionamos o perfil no Instagram do Brado Restaurante de São Paulo.

Há dois anos no Instagram, o restaurante, instalado em uma charmosa casa dos anos 50 na Rua Joaquim Antunes, em Pinheiros, manteve as estruturas originais do local, de modo que o estabelecimento é considerado pelos frequentadores como um dos mais informais e acolhedores da capital paulista. Conhecido pelo clima jovem e convidativo, o Brado é também uma das primeiras opções para os que são amantes da cozinha espanhola.

Com foco na cozinha consciente, o estabelecimento gosta de valorizar a sazonalidade dos ingredientes e combina influências e técnicas acumuladas nas mais diferentes experiências de carreira do chef Pedro Vita, que resultam em um cardápio enxuto, autoral e despretensioso. A última novidade é que o Brado é o primeiro restaurante do Brasil a instalar a “Growbed da Noocity”, uma horta urbana orgânica com sistema de irrigação por capilaridade. O sistema capta água da chuva e economiza até 80% de água, sendo possível plantar até 50% a mais em um pequeno espaço.

Tradição Com tantos predicados, o restaurante faz questão de manter seus seguidores no Instagram atualizados e colhe os frutos de suas postagens pra lá de caprichadas. Anna Lu Fernandes, que comanda o estabelecimento junto com o chef espanhol Pedro Vita, faz questão de controlar tudo pessoalmente. “A nossa conta no Instagram tem dado excelente retorno. Gostamos de postagens em tempo real com conteúdos que vão além do que o cliente pode vivenciar quando vem ao restaurante. Postamos coisas que eles nunca imaginariam que existem no interior de um restaurante”, conta a proprietária.

O Instagram do Brado traz imagens do estafe do restaurante e também da execução dos pratos, famosos não somente pelo sabor, mas também pela beleza. “O dinamismo do aplicativo faz com que a resposta dos clientes seja muito rápida em relação aos posts. É incrível. Eles não somente comparecem ao Brado como replicam em suas próprias contas o que postamos aqui”, diz. Entre os hits de pedidos no restaurante e campeões de curtidas no feed de imagens do Brado está o salmão na guacamole, prato no qual o peixe é selado, acompanhado de chips de raízes e molho shoyu em sua forma molecular, o que acaba rendendo ao ingrediente uma aparência de caviar. A equipe do Brado contou ao Degusta a receita do prato para você degustar, fotografar e publicar em sua própria conta no Instagram.

Salmão na guacamole

Ingredientes


200g de salmão. 80 ml de shoyu, 1 litro de óleo de soja,
1l de óleo de canola, 200g de polpa de abacate. 1 tomate. ¼ de cebola roxa, 10 folhas de coentro. 5 gotas de pimenta Tabasco, 50ml de azeite. ½ limão, 1 mandioquinha, 1 cará. 1 inhame, 1 batata, sal a gosto e um punhado de ágar-ágar.

Modo de fazer

Antes de fazer a receita, coloque o óleo de soja na geladeira por um dia. Para a guacamole: Pique a cebola e o tomate sem sementes. Misture o abacate, acrescente o coentro rasgado grosseiramente com as mãos, o sal, o suco de limão e a pimenta Tabasco. Para o caviar de shoyu: Misture o shoyu com o ágar- ágar e aqueça a 75graus. Deixe baixar para 35 graus e pingue sobre um recipiente com o óleo de soja previamente resfriado. Vão se formar pequenas esferas no fundo do recipente. Retire-as, lave-as delicadamente e armazene. Para os chips de batatas: Corte os tubérculos em finas fatias e frite em óleo de canola a 150 graus, até ficarem dourados. Para o salmão: Tempere o salmão e sele em todos os lados. Montagem do prato: Disponha o salmão sobre a guacamole e a salada crocante ao lado. Finalize com o caviar de shoyu e o azeite.

MAIS SOBRE GASTRONOMIA