Em homenagem à chef Nigella, jovem de BH prepara até dezembro 190 receitas de livro

Publicitário Rodrigo Ladeira tomou coragem de investir em sua paixão pela gastronomia depois de ler 'Na cozinha com Nigella'

por Celina Aquino 03/05/2015 15:02
Leandro Couri/EM/D.A Press
Frango assado com alho-poró e abóbora (foto: Leandro Couri/EM/D.A Press)
Nigella Lawson nem imagina que continua a inspirar os brasileiros. Mesmo longe da televisão, a chef britânica é lembrada por quem gosta de fazer uma comida simples, mas com muito sabor. É o caso do publicitário belo-horizontino Rodrigo Ladeira, que tomou coragem de investir em sua paixão pela gastronomia depois de ler 'Na cozinha com Nigella'. Impressionado com a facilidade com que as receitas são explicadas, ele criou o Projeto Nigelling, com o plano de até o fim do ano preparar os 190 pratos que estão no livro. A última refeição, Rodrigo sonha em cozinhar ao lado da chef.

O nome do projeto se refere a um episódio que ocorreu durante a visita de Nigella ao Brasil, em 2013. A chef postou uma foto que rodou o mundo segurando uma coxinha e levou seus fãs a fazer o mesmo, com a hashtag #nigelling (algo como nigellando, em português). O publicitário teve a ideia de bolar um projeto de gastronomia baseado no filme Julie e Julia, história da nova-iorquina que cozinhou em um ano as 524 receitas do livro Mastering the art of french cooking e contou a experiência em um blog. Rodrigo publica as fotos dos pratos no Instagram. “Meu objetivo é trazer a maior quantidade possível de amigos para dentro de casa e aprender a cozinhar melhor.”

Duas vezes por semana, o jovem prepara um menu do dia, com entrada, prato principal e sobremesa. Ele começa a pensar no cardápio assim que fecha a lista de convidados e combina pelo menos três receitas de Nigella. Apesar de seguir à risca o passo a passo, Rodrigo não consegue prever se vai dar certo ou ficar gostoso, pois é sempre a primeira vez que elabora o prato. “Quando as pessoas pedem para repetir, sei que deu certo”, brinca. Geralmente, o publicitário convida os amigos para almoço ou jantar. Uma única vez ele preparou um chá da tarde, com nove receitas diferentes, que são a cara de um encontro ao entardecer, incluindo bolos, pães, torrada, muffin e geleias.

Leandro Couri/EM/D.A Press
O publicitário Rodrigo Ladeira prepara até o fim do ano 190 receitas de Nigella Lawson (foto: Leandro Couri/EM/D.A Press)
Até agora, a receita campeã é a do bolinho de linguiça. “É algo extremamente simples, mas o tempero com limão, gengibre e pimenta cria um sabor inexplicável e o crocante da folha de alface que acompanha dá um toque especial.” Já o bolo de nozes com café... deixou a desejar. “O recheio leva um pacote inteiro de manteiga com açúcar. Ficou muito enjoativo”, revela.

O que mais Rodrigo admira em Nigella é a facilidade de explicar as receitas. Até o prato mais complicado parece não ser tão difícil. “Ela ensina tudo, desde ligar o forno, qual panela usar, a quantidade certa de azeite até o ponto da carne e dá muitas dicas que ajudam quem não fez curso de gastronomia.” O publicitário tem aprendido, por exemplo, a salvar um bolo que quebrou e fazer cuscuz da maneira mais fácil, apesar de não ser a mais correta. Rodrigo conta que aprendeu a cozinhar com a irmã mais velha, já que a mãe deixava queimar tudo o que fazia. Quando saiu de casa, ele teve que se virar com as panelas e acabou criando o gosto de reunir os amigos em volta da mesa.

Para o publicitário, o segredo de Nigella está nos temperos. A receita de frango, que não leva nada além de estragão, fica deliciosa, ele conta. “Tenho só que ficar rodando o Mercado Central para encontrar os temperos diferentes, desde pimenta cayenna até semente de coentro, que só conhecia a folha ou em pó.” O desafio é ainda maior quando surge um ingrediente que não é vendido no Brasil. Rodrigo pediu a uma amiga que mora em Londres para comprar uma pasta intensificadora de sabor, de nome Marmite, para fazer a receita de espaguete ao alho e óleo. O produto é vendido em qualquer supermercado da Inglaterra, mas por aqui não se encontra. Outro amigo trouxe de uma viagem à Coreia do Sul sopa coreana para que o cozinheiro possa preparar um prato com lula.

Frango assado com
alho-poró e abóbora

Ingredientes


filés de frango; ½ abóbora pequena; 1 alho-poró; ½ limão siciliano; azeite de alho; 2 ramos de alecrim ou tomilho.

Modo de fazer

Coloque o frango em uma assadeira grande. Retire as sementes da abóbora (mas não se dê ao trabalho de descá-la) e corte-a em pedaços de aproximadamente 5cm. Despeje na panela junto com o alho-poró cortado em fatias grossas e o limão siciliano cortado em 4 partes. Antes de regar com azeite de alho, adicione um ou dois ramos de alecrim ou tomilho. Asse em forno a 220 graus da maneira tradicional.

Ceia de batatas-doces

Ingredientes


2 batatas-doces (lavadas e secas, mas com casca), cada uma cortada em quatro partes; 200g de bacon defumado em pedaços; 200g de pontas de aspargos; 6 dentes de alho com casca; raminhos de tomilho fresco (ou 1 colher de chá de tomilho seco); 3 colheres de sopa de óleo de canola; sal marinho em flocos a gosto; folhas de salada; pimenta a gosto.

Modo de fazer
Pré-aqueça o forno a 220 graus e pegue uma assadeira onde caibam todos os ingredientes. Arrume os pedaços de batata-doce e depois despeje a maior parte do bacon, seguido pelas pontas de aspargos, os dentes de alho e finalmente o bacon restante. Salpique com o tomilho, despeje o óleo por cima e asse por 30 minutos. Depois vire as batatas-doces e asse por mais 30 minutos.

Finalização: Deixe esfriar um pouco antes de dividir as batatas-doces em dois pratos, cobertos com folhas de salada. Salpique sal marinho em flocos e molho de pimenta.

MAIS SOBRE GASTRONOMIA