Para além da guacamole e vitaminas, abacate é ingrediente versátil e nutritivo

Abundante em vitaminas e minerais, fruta pode ser usada em saladas, wraps e sobremesas

por Izabella Figueiredo 22/02/2015 08:39

 Euler Junior/EM/D.A Press
Quinoa vermelha, abacate, pepino e tomate: receita da Casa Amora (foto: Euler Junior/EM/D.A Press)
Considerado uma das frutas mais esperadas pelos brasileiros no ano, o abacate é bem mais do que o ingrediente principal das arcaicas vitaminas e guacamoles servidas pela culinária mexicana. Polivalente, a fruta também pode ser ingrediente base em saladas, wraps e até sobremesas sem contar com seus inúmeros benefícios para a saúde.


EM/D.A Press
(foto: EM/D.A Press)
REI DOS NUTRIENTES

Abundante em vitaminas e minerais (são aproximadamente 20 deles por porção), o abacate está no pódio de alimentos mais saudáveis do pomar. Rico em potássio (que ajuda a controlar a pressão arterial ) , luteína (antioxidante que previne a degeneração ocular) , e ácidos fólicos (cruciais na reparação celular e auxiliador na gravidez ), abacates também são boa fonte de vitaminas B, C e E que ajudam a combater doenças e infecções.

 

Além disso, possui propriedades químicos naturais de plantas que ajudam a prevenir o câncer. Para completar os benefícios, a fruta que, infelizmente, só dá o ar da graça no Brasil, de fevereiro a abril, contém baixo teor de açúcar e alto teor fibras, o que aumenta a sensação de saciedade para quem a consome.

 

Em estudo realizado em janeiro desse ano , a estaduniense American Heart Association concluiu que pessoas que adicionaram meio abacate fresco ao seu almoço, ficaram sem comer por cerca de duas ou três horas a mais. Apesar de gorduroso, a gordura do abacate trata-se de uma gordura “boa”, a mesma presente no azeite de oliva e no amendoim, aquela que ajuda a diminuir o colesterol ruim, desde que consumido com moderação, já que o índice calórico é bastante elevado: são cerca de 50 calorias por colher de sopa.

Diferencial para a salada

A nutricionista e gastrônoma Patrícia Saggioro, que junto com Laura Gondim e Marcela Machado comandam o restaurante Casa Amora, confessa que adora quando chega a época em que os abacateiros se frutificam. “Muitos consideram o abacate como o vilão das frutas pelo alto teor calórico, mas não é bem assim. O abacate, além de muito saudável, dá um toque especial quando compõe pratos salgados e associa-se a outros alimentos”, comenta. Em seu restaurante, que tem feito sucesso por usar ingredientes funcionais na composição do cardápio, o abacate entra como protagonista de saladas refrescantes e saborosas, com ingredientes como grão-de-bico e pepino que ganham um teor diferente, ao serem combinados com a fruta.

MAIS SOBRE GASTRONOMIA