Jay Bistrô traz cardápio enxuto, mas excelência em qualidade

Restaurante em Jurerê Internacional, destino badalado de Florianópolis (SC), foi montado pelo cozinheiro do tenista Gustavo Kuerten

por Laura Valente 25/01/2015 11:22
Jay/Divulgacao
(foto: Jay/Divulgacao )

A história do Jay Bistrô, restaurante inaugurado há um ano em Jurerê Internacional, um dos destinos litorâneos mais badalados do país, ilustra o típico encontro entre “a fome e a vontade de comer”. Explica-se: descendente de italianos, o capixaba Eudes Rampinelli deixou a faculdade de Direito para cursar gastronomia na Europa. Trabalhou com renomados chefs e retornou ao país, mais especificamente para Florianópolis (terra natal da mulher), onde conheceu o tenista Gustavo Kurten. Guga era sócio em um restaurante da cidade, e acabou fã das receitas criadas pelo jovem cozinheiro, que estava trabalhando lá. Com o fechamento da casa, o atleta convidou o chef para assinar o cardápio em eventos particulares, e a relação esporádica tranformou-se em uma amizade, literalmente, de cozinha. Ali deu-se também a origem de um novo negócio. “Um dia, mostrei o projeto do restaurante dos meus sonhos para ele. O Guga gostou da proposta, e montamos o Jay. Em um ano de atuação, ganhamos dois prêmios de uma publicação respeitada no estado”, conta Eudes.

O cardápio é enxuto, mas privilegia de tudo um pouco, e busca excelência em qualidade pelo uso de ingredientes regionais e frescos. Mesmo em receitas comuns, o chef capixaba propõe reeleituras. Caso da casquinha de siri, que leva o crustáceo desfiado e refogado, fatias crocantes de pasta filo e vinagrete de limão siciliano ou da salada Roland Garros, com abacate, camarões no vapor, lâminas de foie gras, micro verdes e molho rosé. “Procuro unir o tradicional e o contemporâneo para surpreender, fazer pratos clássicos adaptados aos ingredientes locais com uma apresentação moderna”, resume.

Nada complicado para quem mescla influências da culinária italiana, espanhola e portuguesa ao tempero brasileiro. Além do parentesco luso e da memória afetiva em torno de receitas típicas do além-mar, Eudes trabalhou com o chef basco Martin Berazategui e com o também espanhol Albert Adrià (irmão de Ferran Adriá, proprietário do El Bulli). Assinou, ainda, o cardápio do restaurante do Hotel W Barcelona e já em Floripa foi chef executivo do The Double Seven.

Sugestões Para a temporada 2015, Eudes lançou novidades no cardápio, e diz esperar muitos turistas, inclusive mineiros. Para estes, o chef sugere pratos com ingredientes típicos e frescos, como ostra, bottarga e marisco. “Conheço e adoro a culinária mineira. Tanto que um dos meus endereços preferidos aqui é um empório que vende produtos de Minas. Sempre vou lá comprar alguma coisa, e o pessoal é muito bacana, uai”, brinca ele.

Atento ao movimento no restaurante, que promete ser destaque entre turistas nacionais e estrangeiros que visitam a praia, o chef sugere especialidades da casa, como palmito pupunha in natura grelhado, ossobuco com nhoque de baroa ou o polvo thai com terrine de batatas ao curry (veja receita na página).

Também as opções de sobremesa seguem o padrão clássico repaginado. Entre as sugestões, torta de limão com sorvete de iogurte (creme de limão siciliano, patê sablée, merengue e sorvete de iogurte), pudim de leite (com doce de leite caseiro e flor de sal) e chocolate em texturas (brownie, sorvete de chocolate, crumble de Oreo, espuma de chocolate, crocante e calda de Nutella quente). “Acredito que iremos trabalhar bastante, pois Jurerê Internacional atrai mais turistas a cada ano”.

Polvo thai com terrine de batatas ao curry

Ingredientes

Um polvo de aproximadamente 2kg, 200ml de vinho branco, 10g de páprica, 2 folhas de louro, 20g de sal grosso. Para o molho: 1l de suco de laranja, 200g de açúcar, 50g de gengibre, 200ml de nata, 50g de manjericão, 30g de pimenta dedo-de-moça, 50ml de vinagre de jerez. Batatas: 2kg de batatas brancas, 200g de cebola, 50ml de nata, 100g de queijo Gruyére, 10g de sal, 2g de pimenta-do-reino.

Modo de fazer

Limpe o polvo. Coloque-o já limpo com o restante dos ingredientes em uma bandeja de forno e tampe com papel-alumínio. Asse em forno pré-aquecido a 150 graus por uma hora. Tire o papel-alumínio e deixe por mais 30minutos no forno. Deixe esfriar e corte os tentáculos. Reserve. Molho: leve a laranja, o açúcar e o vinagre para reduzir em fogo brando. Depois, acrescente os demais ingredientes. Esquente antes de servir. Batatas: descasque-as e corte-as em fatias bem finas. Corte a cebola em tiras finas. Rale o queijo. Misture todos os ingredientes. Em uma forma que vá ao forno, arrume as fatias de batata em camadas. Coloque outra forma em cima, com algum peso. Asse durante uma hora em forno a 180 graus. Montagem: Disponha pedaços dos tentáculos, porções de batata, cubra com o molho e decore como quiser.

MAIS SOBRE GASTRONOMIA