Uai Entretenimento

Sabor que vem de casa

Chefs de BH vão preparar 800 kg de comida mineira no Brazilian Day, em Nova York

Representantes de restaurantes renomados em Belo Horizonte vão servir tropeiro e mexido ao público do evento nos EUA, estimado em 2 milhões de pessoas

Os chefs Ivo Faria (Vecchio Sogno), Leonardo Paixão (Glouton) e Flávio Trombino (Xapuri) representam a alta gastronomia mineira no Brazilian Day, evento que celebra cultura verde e amarela nos EUA - Foto: Marcelo Wanderley/DivulgaçãoNo coração de Nova York, saudades do Brasil: o sabor da comida mineira vai resgatar lembranças entre os 2 milhões de frequentadores previstos para o Brazilian Day, evento que celebra a cultura verde e amarela no próximo domingo, 31, em plena Sexta Avenida, região central de Manhattan. Os mineiros Flávio Trombino, do Restaurante Xapuri, Ivo Faria, do Vecchio Sogno e Leonardo Paixão, do Glouton, defenderão a bandeira do estado com receitas que são joias na coroa da culinária regional. O público do evento poderá desfrutar do 'Big tropeiro' e do 'Mexidão mineiro', em receitas que vão render 800 quilos de comida para cerca de 4 mil pratos.

Para Flávio, que herdou de sua mãe o comando do tradicional Xapuri no último mês de março, a participação na maior reunião da população brasileira nos EUA é mérito que faz jus à trajetória da chef Nelsa Trombino. "Estou seguindo os passos da minha mãe, que tem experiência em cozinhar fora do Brasil. Essa é a minha primeira vez", ele observa.

O trio de especialistas em comida mineira foi selecionado pela organização do Gastronomia na Praça, feira de alta gastronomia que chegou a reunir 30 mil pessoas em sua segunda edição na Praça do Papa, no último mês de junho. No Brazilian Day, a cozinha será montada em um estande de 120 metros quadrados, próximo ao palco principal. "É o que chamamos de ‘cozinha show’, já que o os chefs vão cozinhar ao vivo, na frente dos clientes", explica Jordane Macedo, um dos diretores da Foodie Brazil, organizadora do Gastronomia na Praça em seu desdobramento internacional.

 

A organização espera servir oito pratos por minuto. Para o Big Tropeiro, as estrelas da receita são o bacon (60 quilos), linguiça de porco (10 quilos), torresmo (40 quilos) e feijão (80 quilos). O Mexidão mineiro vai levar arroz (100 quilos) e quantidades iguais de costelinha, linguiça e lombo (34 quilos).
Trio de chefs e organizadores exibem panela gigante, onde serão preparados 800 kg de comida - Foto: Facebook/Foodie Brazil/Reprodução"A sensação de estar aqui em Nova York é maravilhosa, já fomos muito bem recebidos e muita gente aqui aguarda o dia da festa para nos prestigiar", comemora Flávio. "Espero agora corresponder à grande expectativa dos nossos conterrâneos de matar um pouco da saudade, por meio da gastronomia, da nossa Minas Gerais", complementa o chef.

A programação de shows do Brazilian Day inclui Ivete Sangalo — uma das personalidades mais constantes nas edições recentes do evento — além do sertanejo Daniel. Criado em 1984, o festival de cultura brasileira tornou-se atração fixa do calendário nova-iorquino, e a 46th Street, onde o movimento se iniciou, ficou conhecida na cidade como 'Brazilian Street'.