Chef mineiro cria receitas inspiradas em personagem do filme 'Embalos de sábado à noite'

O ítalo-americano interpretado por John Travolta inspirou Fábio Pontes

03/08/2014 08:14
Tony Manero foi eternizado no filme Os embalos de sábado à noite. Interpretado por John Travolta, o personagem ítalo-americano conquistou homens e mulheres em todo o mundo por seus passos sensuais nas discotecas. A forma de andar, as roupas e até o colar usado por Travolta marcaram época e influenciaram muitos jovens na década de 1980. O chef Fábio Pontes criou cardápio inspirado nesse clássico do cinema.

Frame de 'Os embalos de sábado à noite'/Divulgação
Personagem de John Travolta conquistou homens e mulheres por seus passos sensuais nas discotecas (foto: Frame de 'Os embalos de sábado à noite'/Divulgação)
A origem italiana e a dança sensual de Tony inspiraram quatro pratos criados pelo chef belo-horizontino e foram apresentados no Cine Gourmet, em Gramado. “John Travolta interpreta personagem com temperamento explosivo, mas ao mesmo tempo sensual e vibrante. Com suas camisas floridas, dançava nas discotecas”, recorda. Para criar as receitas, Fábio inspirou na culinária italiana sem deixar de lado toques da gastronomia mediterrânea, que é sua especialidade.

Para a entrada, Fábio sugeriu camarão marinado no azeite com redução de laranja e pimenta calabresa, acompanhado de salada de flores e brotos. “Esse prato é inspirado na sensualidade do personagem.” Para o segundo prato, um peixe sobre caponatina e molho de azeite e ervas, que apresenta uma variedade de cores. A caponata é uma combinação expressiva de sabores e texturas com berinjela, abobrinha, pimentão, salsão, amêndoas, passas, alcaparras e um perfumado molho à base de azeite e ervas. “O prato tem muitas texturas, crocância com as amêndoas e os legumes, o adocicado das passas”, diz.

Beto Novaes/EM/D.A Press
(foto: Beto Novaes/EM/D.A Press)
O terceiro prato remete ao ambiente da discoteca, com cores e perfumes. Foram usados legumes, como beterraba, rabanete, cenoura, mandioquinha e ervilha, com a ideia de reproduzir as luzes e nuanças da disco. Para completar o cardápio, uma costeleta de cordeiro grelhada com molho à base do cordeiro e especiarias. Para a sobremesa, o chef faz referência ao estilo de dança das discotecas, com influência forte da salsa porto-rriquenha. “Trata-se de um elaborado pudim de pão e especiarias com banana caramelizada no rum ouro, uma sobremesa tipicamente latina”, explica.

Se o cinema é uma fonte de inspiração para a gastronomia, o inverso também é verdadeiro. Na opinião do chef, são duas artes que caminham juntas. “Por meio dos pratos, também podemos contar histórias”, afirma. No projeto Cine Gourmet, os chefs são convidados a criar refeição completa, da entrada à sobremesa, inspirada num filme escolhido especialmente para a ocasião.

RECEITA - Peixe em caponatina

Ingredientes

4 filés de 150g (badejo ou cherne), 1 berinjela média, 1 colher de sopa de alcaparras, 1 pimentão vermelho, 1 pimentão amarelo, 1 colher de sopa passas brancas, 1 abobrinha média, 1 cebola média, 1 ramo de tomilho, 200ml de azeite,
molho de ervas, 1 xícara de ervas picadas (manjericão, sálvia, funcho), 1 colher de sopa de amêndoas, sal e pimenta

Modo de fazer


Corte todos os legumes em cubos. Em uma frigideira em fogo brando, coloque azeite e grelhe a berinjela e a abobrinha. Reserve numa forma. Na mesma , frigideira, grelhe os pimentões e a cebola, colocar na forma. Acrescente as alcaparras, as passas, o tomilho, tempere com sal e pimenta leve ao forno a 180 graus por sete minutos. Para o molho, misture o
azeite, as ervas, as amêndoas e bata no liquidificador. Tempere com sal e pimenta. Grelhe o peixe e leve ao forno até que esteja assado. Montagem: Coloque os legumes no prato, o peixe sobre eles e finalize com o azeite de ervas em volta.

MAIS SOBRE GASTRONOMIA