Curso de culinária de presente no Dia das Mães

Renomado Chef Michelino Gioja estará no Brasil entre os dias 9 e 11 para uma programação especial

por Mírian Pinheiro 04/05/2014 20:04

Marinella Paolini
(foto: Marinella Paolini)

Que tal levar a mãe para descobrir alguns segredos da cozinha com o chef Michelino Gioia, no Ponta dos Ganchos Resort, em Santa Catarina? Pois ele estará lá especialmente para o Dia das Mães. O badalado chef fica no Brasil do dia 9 ao dia 11 participando de uma programação especial nesse resort. Além de conhecê-lo, as mamães que estiverem por lá poderão aproveitar um curso de culinária comandado pelo chef do Hotel Luis Salvajoli e ainda ter a honra de degustar um jantar asssinado por Michelino Gioia.

Reconhecido pelo guia Michelin, o italiano Michelino Gioia segue aclamado pelo mundo gastronômico. Ele está no restaurante italiano Cesar de La Posta Vecchia Hotel desde 2003. Sua profunda paixão pela cozinha tradicional mediterrânea, juntamente com o real interesse por experimentar técnicas culinárias inovadoras, o coloca entre os melhores intérpretes da cozinha italiana contemporânea.

Trajetória

Criado em Campania, onde nasceu em 1974, chef Gioia começou sua jornada profissional no Four Seasons, em Milão, e mais tarde no Hotel Eden, em Roma. No início de sua carreira, estagiou com chefs de classe mundial, como Alain Ducasse e Gaetano Trovato , aprendendo a essência da cozinha gourmet e a dominar a arte de cozinhar. Ele também passou cinco anos no Hotel Il Pellicano, em Porto Ercole, onde refinou suas artes culinárias e desenvolveu uma paixão por produtos naturais.

A filosofia de chef Gioia está focada na exploração e na maximização do uso de ingredientes regionais , muitos dos quais caseiros, de sua propriedade e, pessoalmente, escolhidos a dedo por ele mesmo. Isso traz autenticidade real para a sua cozinha, enquanto ajuda a sustentar o meio ambiente, consciência ecológica que lhe rendeu grande apreço entre a comunidade local.

Desde 2007, o Restaurante Cesar (famoso pelas ervas frescas e vegetais da horta orgânica, juntamente com peixe de origem local), do encantador hotel de Roma tem sido reconhecido com a estrela Michelin e em 2011 foi premiado com o dois garfos por Gambero Rosso, guia de liderança culinária da Itália. O Hotel La Posta Vecchia fica perto de Roma, numa villa deslumbrante, onde pessoas da cidade de Roma escapam para jantar ao lado do oceano. O lugar mereceu atenção especial do magnata do petróleo dos Estados Unidos e amante da arte J. Paul Getty. Ele doou ao hotel sua coleção de obras de arte do século 17, entre antiguidades e tapeçarias.

Vieiras, miúdos de vitela, creme de maçã e batatas

 

INGREDIENTES

 

12 vieiras, 4 miúdos de vitela, 80g de azeite, 1 dente de alho, sal e pimenta que baste. PARA O MIÚDO: 500g de miúdo, 1 limão, azeite extra-virgem, 1 maço de tomilho e rosmaninho, 1/2 maço de mangerona. PARA O CREME DE BATATA: 330 g de batata, 150g de manteiga, 100g de leite, sal e pimenta do reine q.b. PARA O MOLHO DE MAÇÃ - 1 maça, 200 g de água, 1 ramo de tomiho, sal, 1g de goma xantana. PARA O MILHO DE VINHO: 300g de vinho tinto, 30 g de açúcar, 10 g de canel, 1 cravo

 

MODO DE FAZER

 

Limpar as vieiras, retirar o coral, enxugar bem e dourar numa panela antiaderente com azeite e um dente de alho. Devem ficar douradas por fora e macias por dentro. Deixar o miúdo em água corrente por 2 ou 3h, até que libere todo o sangue, colocar em água fervendo, retirar e passar por água gelada. Cortar em pedacinhos bem pequenos, levar ao forno a vapor por 3 minutos e deixar esfriar. Colcoar em uma vasilha com o limão, para temperar. Retirar e dourar em azeite com um dente de alho. BATATA: cozinhar na água com sal. Cortar em fatias finíssimas, escaldar com o leite quente, salgar e apimentar, misturando lentamente. Levar ao forno para dourar as fatias. MOLHO DE MAÇÃ: tirar a casca, cortar em pedaços, cozinhar em saco a vácuo com o tomilho durante 10 minutos. Passar no processador e, se necessário, juntar a goma de xantana. MOLHO DE VINHO: caramelar o açúcar, juntar o vinho e reduzir à densidade desejada. MOTAGEM DO PRATO: Uma porção do refogado de miúdo, uma vieira, fatias de batata e, nas laterais, o molho de maçã e de vinho, decorando o prato

 

MAIS SOBRE GASTRONOMIA