Livro 'Receitas que alimentam a alma' reúne gastronomia e histórias de família

Público é convidado a participar do segundo volume com receitas tradicionais

por Laura Valente 23/03/2014 12:06
Reprodução
(foto: Reprodução)
O empresário Eduardo Mina trabalha no setor gráfico, mas desde menino é bem próximo ao universo gastrônomico, pois, filho de portugueses, aprendeu a conviver com os parentes em torno de mesas sempre fartas. Tanto que mesmo crescido em São Paulo, este clima doméstico o faz deixar de lado a oferta frenética de renomados restaurantes para buscar o aconchego da culinária familiar na casa de amigos. Em uma dessas visitas, mais especificamente à casa da tia Zeza, ele experimentou um arroz de bacalhau dos deuses e, entre uma e outra garfada, chegou à conclusão que aquela receita não poderia perder-se no tempo. Ao contrário, deveria ser preservada pelas novas gerações e aquelas que viriam no futuro e também depois delas. Motivado pelo episódio, ele decidiu documentar a origem e as histórias que inspiraram cada um daqueles sabores familiares capazes de fazer sorrir, curar mágoas, confortar enfermos, enfim, causar sensações que lembram casa de vó, infância, bem-querer. O resultado é o livro Receitas que alimentam a alma (180 páginas, R$ 114, à venda pelo site www.receitasquealimentamaalma.com.br).


Mina conta que investiu R$ 200 mil na produção do livro. O volume traz 48 receitas entre bolos, carnes, sobremesas, sopas, saladas e outras, ricamente ilustradas, além de 18 histórias de personagens que revelam seus segredos culinários. Vale ressaltar que o empresário não pretende ganhar dinheiro com a ideia, já que toda a renda com a venda do produto será doada para a Associação Paulista Feminina de Combate ao Câncer Infantil (APFCC), núcleo de apoio do Hospital Infantil Darcy Vargas. “Meu objetivo foi mesmo homenagear pessoas como a tia Zeza, além de preservar a história culinária desses personagens, de várias famílias brasileiras, fazer algo para que essas receitas fossem conhecidas por outras gerações”, justifica.

Sopa de cavalo cansado Neste primeiro volume, o livro é dividido em seis temas que inspiraram cada um dos sabores: família, amor, fé, alegria, tradição e estrugido. Como as sugestões de pratos são de pessoas próximas ao autor, muitas receitas são portuguesas. Mas também amigos de amigos e/ou de parentes participaram. Daí opções como bolinhos de bacalhau, tostas de vinho, sopa de cavalo cansado (que não tem nada de carne de cavalo em si, mas uma mistura revigorante de vinho tinto, broa de milho e açúcar), rijões, pavê, sagu com vinho, batatas ao murro, frango moreninho, tostas à moda de Canelas e camarão com molho inglês (veja receita na página). A sugestão que ilustra a página é de autoria de dona Margarida. “Trata-se de uma entrada e digo que nunca havia experimentado um camarão feito dessa maneira, pois geralmente relacionamos frutos do mar a molho shoyo e não a molho inglês”, conta ele. Mina explica ainda que o projeto é baseado em três alicerces. “Privilegiamos o formato bem artístico com fotos de qualidade; reunimos receitas importantes para a vida daquelas pessoas; e exploramos o aspecto sentimental de tais receitas, mostrando como a culinária é capaz de evocar sentimentos”, explica o empresário.

Próximo passo é a produção do segundo volume de Receitas que alimentam a alma. Para tanto, o autor convida pessoas de todo o país que queiram compartilhar receitas de família e as respectivas histórias. Os interessados devem inscrever-se no site www.receitasquealimentamaalma.com.br. A seleção será iniciada em dois meses. “Pessoas de norte a sul do país podem participar. Se a história e a receita forem selecionadas, eu e a equipe faremos uma visita para colher o depoimento e experimentar a iguaria”, avisa.

 

 

Camarão ao molho inglês


Ingredientes
(quatro comensais)

1kg de camarões grandes, 6 dentes de alho, azeite e molho inglês a gosto.

Modo de fazer

Tempere os camarões grandes (sem limpá-los) com bastante alho e um pouco de azeite. Deixe marinar.
Frite-os com casca em bastante azeite. Reserve. Após ter fritado todos os camarões, acrescente um pouco de molho inglês ao azeite em que os camarões foram fritos e jogue este molho por cima do camarão. Enfeite com salsinha e cebolinha.

MAIS SOBRE GASTRONOMIA