Festival Botecar começa no mês que vem em BH com a participação de 55 bares

Intuito do evento é retornar às raízes da tradicional cultura do boteco, valorizando os pratos e ingredientes de origem mineira

por Francelle Marzano 18/03/2014 09:08

Divulgação
(foto: Divulgação)
Belo Horizonte é conhecida como a capital do bares. Para difundir ainda mais essa ideia e resgatar a cultura dos botecos, a capital ganha nos próximos dias o evento que promete ser o maior do gênero na capital. O Botecar, que conta com a participação de 55 bares, foi lançado nessa segunda-feira, no Mercado Distrital, no Bairro Cruzeiro e será realizado entre os dias 9 e 30 de abril. De acordo com a organização do evento, o intuito é retornar às raízes da tradicional cultura do boteco, valorizando os pratos e ingredientes de origem mineira com liberdade e criatividade.

Os participantes, donos de casas renomadas, esperam receber durante os 22 dias de evento mais de 500 mil pessoas nos estabelecimentos. Durante o Botecar os bares serão avaliados por visitantes e jurados, que serão como vigilantes dos tira-gostos servidos, concedendo notas em quesitos como a consistência do prato, ambiente, atendimento e o serviço de bebidas,

 

No final, serão eleitos os 1º, 2º e 3º lugares que conseguirem as melhores notas. Segundo Antônio Lúcio Martins, um dos organizadores do Botecar, “os visitantes querem saborear a verdadeira culinária mineira e não podemos perder esse foco”.

Do total de estabelecimentos que fazem parte do Botecar, 20% participam pela primeira vez de um festival. Os outros 80% são bares vencedores de outras competições que foram atraídos pela novidade do tira-gosto de raiz, aceitando o desafio de inovar e se destacar para ganhar a disputa.

 

Para os participantes o Botecar vai valorizar os estabelecimentos, além de estimular a qualificação profissional, incentivar melhorias na infraestrutura e prestação de serviços, já que esses quesitos também estarão em julgamento.

 

Saiba mais sobre o festival em matéria da TV Alterosa:

 

MAIS SOBRE GASTRONOMIA