Consulado da Índia promove festival para divulgar a cultura do país, marcada pela riqueza de texturas, cores e sabores

Na gastronomia, mostram as especiarias que encantam todo o mundo há séculos

16/03/2014 19:37

Washington Alves/Divulgação
Chef indiano Virendra Singh do Maharaj (foto: Washington Alves/Divulgação)
A gastronomia será um dos pontos altos da Semana Cultural da Índia, que, pela primeira vez, será realizada em Belo Horizonte. O consulado pretende, por meio da culinária, da dança e do cinema, mostrar um pouco do país, o segundo mais populoso do mundo, com cultura marcada pela religiosidade e com uma da maiores indústrias de cinema fora dos Estados Unidos, a Bollywood. O país é uma profusão de cores, sonoridades e também sabores. Vêm também de lá, as especiarias que fizeram com que os europeus, no período que ficou conhecido como era das navegações, fossem até a Ásia em busca de produtos exóticos entre os séculos 15 e 17. O evento terá início hoje e segue até o próximo sábado.

A culinária indiana é marcada por uma profusão de cores, sabores, texturas e aromas. “É uma gastronomia que estimula fortemente os cinco sentidos. Podemos dizer que é uma das culinárias mais antigas e tradicionais do mundo e que se destaca por sua personalidade autêntica e exótica”, afirma o chef indiano Virendra Singh do Maharaj.

Na avaliação do chef, por ser passada de gerações a gerações, a culinária indiana consegue manter uma forte tradição e ao mesmo tempo atualizar-se. “Podemos perceber um contínuo crescimento da gastronomia indiana no mundo. Aqui no Brasil, ainda é uma novidade exótica, mas vem agradando muito o exigente paladar dos brasileiros.”

A base da culinária indiana são as especiarias. A garam masala, por exemplo, é uma mistura de cravo, canela, pimenta, gengibre, noz-moscada, cominho, açafrão e cardamomo. Há muitos pratos tradicionais, mas o indiano não vive sem o dall (sopa de lentilhas), arroz basmati e os tradicionais pães indianos (naan, roti, puri, etc). Os pratos vegetarianos com grão-de-bico e os pratos com frango e cordeiro também são muito comuns. Um prato que faz muito sucesso é o murg makhani, também conhecido como buttter chicken, que é preparado a base de frango.

O chef afirma, no entanto, que não existe gastronomia indiana sem respeitarmos a tradição. Nesse sentido, a proposta do restaurante, que funciona no mesmo espaço do consulado da Índia em Minas Gerais, é apresentar a alta gastronomia indiana aos mineiros. No Maharaj, o chef respeita a autenticidade e a tradição no preparo dos ingredientes e dos pratos. O chef levou dois meses para criar o menu que integra o festival. Vale lembrar que para os paladares desavisados, a comida indiana pode ser muito apimentada em função do uso das especiarias. “Temos essa preocupação e sabemos dosar a utilização dessas especiarias, resultando assim em pratos mais suaves, caso este seja o desejo do cliente.”

Virendra trabalhou em hotéis cinco estrelas em Nova Delhi, sendo o último o Hyatt Regency. “Foi lá que o proprietário do Maharaj me descobriu em uma de suas viagens à Índia e convidou-me para vir ao Brasil. Estou muito feliz em poder disseminar a rica gastronomia indiana no Brasil”, diz._

A semana cultural traz também a oportunidade para quem quer aprender um pouco dos hábitos e costumes do país. Amanhã, a chef Thalita Ferreira vai ensinar a combinação de condimentos e especiarias que garantem o sabor marcante dos pratos da gastronomia indiana. O workshop será também no Maharaj.

Machilli Maharaj
Salmão e batatas

 

Ingredientes

500g de salmão, 5 tomates, 100ml de molho shoyo, 50g de alho, sal a gosto, 1 colher (sopa) de cominho em pó, 1 colher (sopa), de coentro em pó, 1 colher (sopa)de pimenta vermelha em pó, 1 colher (sopa),de curry em pó, 1 colher (sopa) de açafrão, óleo para fritar, 300g de batata

Modo de fazer

Fritar o salmão no óleo quente até ficar cozido.
Faça um molho “masala”, frite o alho picado, adicione os tomates, o shoyo, tempere com as especiarias indianas (pimenta, cominho, coentro, açafrão e curry) e deixe cozinhar por 10 minutos até engrossar. Cozinhe as batatas com um pouco mais de açafrão e cominho.

Chutney de Manga

 

Ingredientes

2kg de manga, 200g de açúcar, 10ml de vinagre, 5g de semente de mostarda, 1 colher (chá) de curry em pó, 15ml de óleo, 1 colher (chá) de pimenta vermelha em pó z Modo de fazer

Descascar e picar a manga em pedaços e bater no liquidificador com um copo de água. Afogar as sementes de mostarda e cozinhar junto com o vinagre, óleo, açúcar e temperos indianos por 25 minutos. Sirva a posta de salmão regada ao molho masala e ao chutney, acompanhada de arroz e batatas.

MAIS SOBRE GASTRONOMIA