Chef Chad propõe para o carnaval receita inspirada em Nova Orleans, EUA

Confira o passo a passo da Jambalaya de camarão e linguiça

por Laura Valente 24/02/2014 09:42
Leandro couri/em/d. a press
(foto: Leandro couri/em/d. a press)
Norte-americano, o chef Chad Pritchard, casado com uma mineira, trouxe uma proposta diferenciada para a gastronomia belo-horizontina, o catering. Por meio do serviço, ele elabora menus escolhidos de acordo com a expectiva e preferências pessoais do cliente, geralmente servidos em eventos realizados fora de casa. No currículo, revela a experiência de trabalhar com muitos convidados, e sempre em clima de confraternização. Na procura por opções de refeições para consumo durante o carnaval, o Degusta solicitou a ele uma sugestão de receita que fosse ao mesmo tempo leve, sofisticada, nutritiva e de fácil preparo. “Acredito que o primeiro passo para entrar no clima de carnaval é a escolha de pratos alegres e super coloridos! Também friso a importância de alimentar-se bem, garantindo energia suficiente para a maratona da folia. Contudo, sugiro alimentos leves e que contenham doses de carboidrato e proteínas”, defende.


Realizadas algumas pesquisas em seus alfarrábios gastronômicos, o chef indicou a jambalaya (veja receita na página), prato típico do mardi gras de Nova Orleans, evento conhecido como o carnaval norte-americano. “O prato tem o aspecto de uma paelha, já que consiste em um arroz feito genuinamente com linguiça e caldo de galinha e que permite a mistura de carne, frango ou peixe. Leva ainda vários legumes e, por isso mesmo, é bastante colorido.” Chad também justifica a escolha sob o ponto de vista nutricional. “Além do valor histórico e cultural, é rico em carboidrato e proteína, garantindo muita energia aos foliões.”


Com o intuito de adaptar a receita original para o consumo em pleno verão dos trópicos, ele optou pelo uso de camarão no lugar de carne e frango. “O fruto do mar traz leveza ao prato e configura ótima pedida para quem pretende passar a data no litoral, destino preferido de muitos brasileiros.” Vale ressaltar que a jambalaya possui um leve toque de pimenta, outra referência à época “mais apimentada do ano”, como destaca o chef.


A nutricionista Cristina Castro Marques também indica o consumo de carboidrato nos dias de folia. “Invista em uma alimentação equilibrada e abuse de alimentos que forneçam energia como os carboidratos complexos: pães, torradas, biscoitos, batata, arroz e macarrões integrais – pois possuem baixo índice glicêmico, fornecendo energia para a folia sem alterações na glicemia e no peso”. As proteínas são bem-vindas, e ela sugere queijos como o tipo minas e cottage e as carnes de frango e peixe, principalmente, pois possuem menor teor de gordura saturada, prejudicial a saúde.

Dicas de preparo Para os marinheiros de primeira jambalaya, Chad destaca o cuidado com o cozimento do arroz e vegetais, além do capricho na mise en place, ou organização dos ingredientes. “É importante não cozinhar o arroz demais, já que posteriormente será feito um ensopado com os legumes e as carnes escolhidas. Outra dica importante é cortar todos os legumes em pedaços pequenos e homogêneos, garantido que todos cozinhem igualmente.” Para acompanhar o prato, ele sugere uma cerveja no ponto ou, também à moda de Nova Orleans, um chá bem gelado.


Especialista na produção de bufê para festas, o chef encerra o papo com orientações gerais sobre o consumo de alimentos em dias de folia e mesmo no cotidiano, em que deve-se privilegiar o consumo de verduras e legumes, castanhas e amêndoas, chocolate meio amargo, peixes como o salmão, e pimentas que ajudam a acelerar o metabolismo e iogurte grego (ótima fonte de proteína). “Já diz o ditado que você é o que você come. Assim, é sempre importante optar por uma dieta que traga sensação de leveza e bem-estar e não sonolência e peso. Sou fã confesso de manteiga, bacon, carnes e outros, mas prego o consumo moderado”.


A nutricionista concorda e elege alguns alimentos e bebidas que são bons companheiros em dias de festa por fornecerem energia: açaí em polpa ou sucos (rico em antioxidantes e vitamina E, cálcio, magnésio e potássio); mel (traz sais minerais como sódio, potássio, cálcio, magnésio, ferro, cobre, fósforo, manganês e zinco, além das vitaminas B1, B2, B6 e C); sementes de chia (composta por carboidratos, minerais como cálcio e ferro, vitaminas e rica em fibras e em ômega 3). Para beber, dá-lhe água de coco. “A bebida promove a hidratação e funciona como um isotônico natural.”

 

Jambalaya de camarão e linguiça
(Chef Chad)


Ingredientes
12 porções

1 colher de sopa de azeite, 500g de linguiça calabresa, 500g (de 20 a 24 unidades) de camarão VM limpo, 1 colher de sopa de manteiga, 1 cebola média picada, 1 xícara de salsão picado, 1 pimentão verde picado e sem semente, 1 pimentão vermelho picado e sem semente, 1 xícara de tomate picado e sem semente, 3 dentes de alho picado em pedaços bem pequenos, ½ colher de chá de pimenta-caiena, 2 colheres de chá de orégano, 1 colher de chá de tomilho fresco, 2 colheres de sopa de massa de tomate, 6 xícaras de caldo de frango, 3 xícaras de arroz, 3 folhas de louro, 2 colheres de chá de sal, 1 colher de chá de pimenta-do-reino , molho de pimenta a gosto, ½ xícara de coentro picado, ¾ xícara de salsinha picada, ¼ xícara de suco de limão.

Modo de fazer

Esquente o azeite em uma panela de ferro, adicione a linguiça calabresa picada em rodelas e deixe no fogo por cerca de 10 min ou até que fique corada. Coloque a linguiça em uma vasilha e deixe descansar. Na mesma panela adicione a manteiga, cebola, salsão e pimentões e leve ao fogo por aproximadamente 10 min. Adicione o tomate, o alho, a pimenta-caiena, orégano, tomilho e o extrato de tomate e cozinhe até que todos os ingredientes se misturem bem. Adicione o caldo de galinha e deixe ferver. Adicione o arroz e mexa bem, misture a linguiça, o louro, o sal, a pimenta-do-reino e o molho de pimenta. Espere que o líquido ferva novamente e reduza o fogo, deixando cozinhar tampado por 20min. Adicione o restante dos ingredientes incluindo o camarão e mexa bem. Apague o fogo, tampe a panela e permita que a jambalaya cozinhe em seu próprio vapor por mais 15min antes de servir. 

MAIS SOBRE GASTRONOMIA