Uai Entretenimento

Ao sabor do Tejo

Conheça a culinária do restaurante onde a presidente Dilma jantou em Lisboa

Joachim Koerper comanda o restaurante português escolhido pela presidente em visita não programada a Lisboa. Casado com uma paraense, ele emprega produtos brasileiros na sua cozinha contemporânea

Chef Joachim Koerper do Restaurant Eleven - Foto: Eleven/Divulgação

A passagem inesperada da presidente Dilma Rousseff por Lisboa deu o que falar não só nas rodas de discussão política. Para os amantes da gastronomia, a escolha do restaurante também foi, com perdão do trocadilho, um prato cheio. A brasileira experimentou a cozinha contemporânea do chef alemão Joachim Koerper, à frente de um dos melhores restaurantes portugueses, o Eleven. Como que detentor de um toque de Midas, o chef conseguiu uma estrela para o Eleven no Guia Michelin e também obteve duas estrelas para o Girasol em Moraira, litoral da Espanha.


Apesar de ser um homem cosmopolita, podemos dizer que Joachim se deixou seduzir pelo Brasil e não apenas pela passagem de Dilma. A visita foi registrada em foto que, depois de divulgada na internet, deixou em situação constrangedora a presidente. O chef é casado com a paraense e também chef Cíntia Paiva Koeper, que lhe apresentou a riqueza dos ingredientes da região da Amazônia. O chef declarou que usa em suas receitas cupuaçu, castanha-do-pará, açaí, cumaru, bacuri e feijão manteiguinha.
A proximidade com o Brasil estreitou-se quando passou a comandar dois restaurantes na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro. No Casa Shopping, o Enotria passou a incluir no nome “por Joachim Koerper”. O chef alemão também assumiu a cozinha do Enoteca Uno. Por onde passa, Joachim implementa um padrão alta gastronomia com pratos de um culinária contemporânea que guarda elementos de diferentes países.


Restaurante Eleven, no topo do Parque Eduardo VII - Foto: Eleven/DivulgaçãoDe frente para o Rio Tejo, o Eleven faz juz à tradição da cozinha portuguesa com o uso de produtos naturais e frescos. Nos três restaurantes que comanda há um flerte com a culinária mediterrânea, embora receba influência também de outros países. Com muita criatividade, ele combina os produtos, dando ênfase à diversidade de sabores, cores, aromas e texturas.
Controvérsia política à parte, a presidente degustou o talento de um dos chefs mais premiados de Portugal. Desde 1999, ele é o Chef Consultor da Quinta das Lágrimas, o que lhe torna um profundo conhecedor da cozinha portuguesa e dos produtos disponíveis no país.

 

Bacalhau confitado
(1 porção)

 
Ingredientes

150g de bacalhau dessalgado, 400ml de azeite, 1 dente de
alho, tomilho a gosto

Modo de fazer

Em uma panela, coloque o azeite, alho e tomilho em fogo muito
baixo, sem ferver. Mergulhe o bacalhau por 7 minutos. Reserve

Para o Knödel

Ingredientes: 1 pão francês envelhecido, 40ml de leite, salsa picada, 1/4 de cebola picada,
sal a gosto, 1 ovo, pimenta a gosto, 1 colher de chá de concentrado de tomate

Modo de fazer: Corte o pão em cubinhos, coloque-os numa tigela. Junte ao pão, as cebolas refogadas com azeite, leite quente, salsa, ovo, sal, pimenta a gosto e tomate concentrado. Misture bem. Disponha essa mistura numa folha de papel alumínio untada com manteiga ou azeite. Enrole como um rocambole, feche as pontas. Deixe repousar durante 20 minutos e cozinhe em água e sal cerca de 20 minutos. Deixe esfriar, corte em
fatias e frite no azeite .

Para a crosta de chouriço

Ingredientes: 60g de pão ralado, 20g de chouriço cortado em pequenos cubinhos, sal, pimenta, 20g de manteiga, 1 colher de cream chese, salsa picada

Modo de fazer: Misture tudo e com o auxilio de uma espátula cubra o lado de cima do bacalhau. Leve ao forno até a crosta dourar.

Para o molho de vinho tinto

Reduzir 200ml de vinho tinto a 1/3, juntar 2 colheres de chá de açúcar e sal a gosto.
Juntar 200ml de caldo de
carne e deixar reduzir.
Com a ajuda de uma batedor, montar com 2 colheres de sopa de azeite e 10g de manteiga, até ficar brilhante e consistente.

Montagem: Coloque o knödel no fundo do prato, em cima coloque o bacalhau. Regue com o molho de vinho tinto e finalize com um fio de azeite.
Especialidade portuguesa, o porco preto foi apresentado à presidente Dilma - Foto: Eleven/Divulgação