Pesonal chef vai à casa do cliente e cozinha para reuniões íntimas e ocasiões especiais

Renata Romualdo atua há 3 anos no comando de refeições que marcam momentos pessoais

por Mírian Pinheiro 12/01/2014 09:41

Leandro Couri/EM/D.A Press
(foto: Leandro Couri/EM/D.A Press)
Renata Romualdo é personal chef em Belo Horizonte há três anos. Dona de uma agenda concorridíssima, ela hoje divide seu tempo entre as panelas e os cuidados com a pequena Bruna, sua filha de 8 meses. Só a maternidade supera a paixão pela cozinha, sentimento descoberto ainda na infância e colocado à prova nos encontros familiares informais, quando sempre se colocava à disposição para preparar alguma coisa. Agora, Renata tem se dedicado mais ao serviço delivery.


O cliente pode escolher entre as opções do menu, que conta com saladas, carnes (boi, porco, cordeiro, peixe), massas e molhos ou sobremesa. Renata prepara também um menu diferenciado, de acordo com a necessidade do cliente, podendo ser um almoço gostoso de domingo a um jantarzinho romântico para o namorado ou um encontro com os amigos no sábado à noite. A única exigência é que as encomendas sejam feitas com antecedência de sete dias.


O serviço ganha a cada dia mais adeptos. Com o advento da Lei Seca e a crescente violência urbana, a casa tem-se tornado o melhor lugar para receber amigos e se divertir. Daí, quem não gosta muito de cozinha ou prefere experimentar temperos alheios opta, sem constrangimentos, por contratar o chamado 'personal chef' ou 'personal delivery'. O profissional tem mesmo feito sucesso.

 

Renata, por exemplo, tem não só levado sabores como transformado muitas casas por aí em verdadeiros bistrôs. E cozinhar em encontros, sejam eles formais ou informais, é muito gostoso, ela diz, "o clima é sempre alegre". A chef costuma circular entre os convidados para ouvir seus desejos e saber o que acharam da comida. Isso quando as pessoas não vão até a cozinha para cumprimentá-la e observar todo o mis en place.

 

Comodidade
Ela conta que, nos dois casos, mandando a comida pronta ou indo até o local, as opções recaem quase sempre para aqueles pratos de fácil preparo e finalização. "O cliente não quer ter trabalho na hora de finalizar", diz. Depois de tudo combinado (menu, quantidade de pessoas e valores), ela e o cliente decidem o local e o melhor horário para entrega. "Vai tudo bem feitinho, gostoso, e com manual de instruções para a finalização", explica a chef.


Renata cozinha tanto em casa quanto em reuniões particulares como jantares e festas de aniversários. Atende na casa do cliente, em espaços gourmet ou salões. Antes da chegada da pequena Bruna, a chef atendia praticamente todos os dias. A nova vida vem impondo, é claro, algumas restrições. "Sempre que posso, ofereço um atendimento personalizado em domicílio. As quartas, quintas e sextas-feiras continuam sendo os dias de maior demanda", diz.


Ao ser solicitada para atendimento na casa do cliente, Renata Romualdo busca fazer uma espécie de diagnóstico amplo do cliente. "A conversa me orienta na elaboração do cardápio, alertando-me também para alguma restrição alimentar ou preferência do cliente", conta. Em seguida, ela monta o menu com entrada, prato principal e sobremesa. O preço do serviço é fechado por pessoa ou pela noite. O cliente pode comprar os ingredientes ou deixar por conta dela, que também fica à disposição para acompanhá-lo nas compras. A assistência é total. Há quem a solicite até para organizar os pratos, copos e talheres à mesa.

 

Aos leitores do Degusta, uma receita especial da chef - personal delivery.


Leandro Couri/EM/D.A Press
(foto: Leandro Couri/EM/D.A Press)
Bisteca de porco ao perfume de sálvia e castanhas douradas
(porção para 3 pessoas)

 

::Ingredientes::
850g de pernil sem osso (bistecão); 5 folhas de sálvia repicada; 2 colheres de sal grosso; 2 colheres de mostarda preta; 3 colheres de molho inglês; 3 colheres de mel; 1 cálice de vinho branco; 1 saquinho de plástico próprio para cozimento de carnes; sal e pimenta-do-reino. Para o molho: 50g de castanhas de caju; 50g de amêndoas; 50g de macadâmia; 1 colher de café de açafrão; 3 folhas de sálvia repicada; 1 raminho de tomilho; 6 colheres de sopa de azeite; sal, pimenta-do-reino.

 

::Modo de fazer::
Misture todos os ingredientes e faça uma marinada. Coloque a bisteca no saquinho. Adicione a marinada, feche o saquinho e espalhe com as mãos a marinada por toda a carne. Deixe descansar na geladeira por duas horas. Coloque o saquinho dentro de uma assadeira e leve para assar em forno pré-aquecido a 180 graus em torno de duas horas ou de acordo com sua preferencia. Retire a carne do forno e do saquinho. Retorne com a bisteca para a assadeira sem o plástico. Espalhe sobre a superfície um pouco demel e leve ao forno para dourar.

 

Molho: em uma frigideira, aqueça o azeite, doure o açafrão. Acrescente a sálvia repicada e o tomilho, depois as castanhas. Finalize com sal e pimenta a gosto. Sirva ainda quente sobre a bisteca.

MAIS SOBRE GASTRONOMIA