Quitutes de 50 padarias de BH e região disputam concurso culinário

Festival Pães e Quitandas de Minas reúne estabelecimentos que criaram receitas com milho e leite

por Clarisse Souza 12/09/2013 10:39

Festival Pães e Quitandas de Minas/ Divulgação
(foto: Festival Pães e Quitandas de Minas/ Divulgação)
Um evento gastronômico tem movimentado as padarias de Belo Horizonte e região metropolitana desde o início do mês e 50 estabelecimentos colocaram a mão na massa para elaborar receitas que surpreendam o público e agradem os jurados durante a segunda edição do Festival Pães e Quitandas de Minas. Neste ano, confeiteiros precisam usar a criatividade para desenvolver iguarias com dois ingredientes típicos da culinária mineira: leite e milho.

Confira a foto de alguns quitutes participantes

Durante a primeira etapa do festival, que vai até 4 de outubro, clientes de BH, Contagem, Betim, Nova Lima e Santa Luzia poderão degustar os quitutes e opinar sobre o sabor dos alimentos, o atendimento e a higiene dos estabelecimentos. As empresas participantes passaram por consultorias nas áreas de padronização e qualidade dos produtos, boas práticas de fabricação e apresentação dos pães e quitandas durante o evento.

Para não fazer feio na disputa, a empresária Aline Sabino caprichou. Ela investiu na elaboração de uma receita inédita para atrair novos clientes e não saiu da cozinha até ficar satisfeita. "Foram duas semanas até  conseguir chegar ao 'Cremoso de Frango com Milho'”, conta a proprietária da Padaria Sabinão, no Bairro Cidade Nova, na Região Nordeste da capital.

Participante do evento pela segunda vez, Aline considera que a primeira colocação é apenas mais uma das vantagens de participar do evento. “Independentemente do prêmio, (o festival) é positivo, porque estimula a criatividade, faz com que a gente queira criar novos produtos”, avalia.


No Bairro Jardim Leblon, em Venda Nova, outra delícia à base de leite e milho tem chamado a atenção e atraído novos clientes na Padaria Santa Rita. Batizado de “Doçura de Milho”, o quitute desenvolvido pelo confeiteiro do estabelecimento é um cupcake com cobertura feita com o grão que é ingrediente obrigatório na competição. Como em outras padarias, chegar à receita final não foi tarefa fácil. Antes de inscrever o bolinho no evento culinário, o gerente João Paulo da Costa Maia explica que foram realizados vários testes durante 15 dias até que se conseguisse o sabor e a textura desejados.

O gerente da padaria que funciona há 20 anos em Venda Nova explica que a intenção ao participar do evento é potencializar as vendas. “Nosso foco é trazer o cliente para dentro da loja. A pessoa entra para experimentar o cupcake, leva o produto e ainda compra outras coisas”, observa o comerciante.

Ainda pouco conhecido pelo público, o Festival Pães e Quitandas de Minas começa a ganhar força neste ano, graças ao investimento dos organizadores na divulgação do evento. O número de estabelecimentos participantes é o mesmo do ano passado, mas o material usado para atrair os fregueses está mais chamativo, como avalia João Paulo. “Está bem melhor que em 2012. Recebemos um banner, bandeirinhas e um display bem mais bacana que o da edição anterior”, considera. Os comerciantes ainda recebem flyers, uma urna e cupons para a votação popular.

“O que queremos com este festival é promover o setor da panificação e melhorar a qualidade do atendimento e a higiene das padarias”, afirma o gestor de resultados do Instituto Tecnológico da Panificação e Confeitaria, Luiz Brandão. Segundo ele, a expectativa é de que o evento realizado em parceria com o Sindicato e Associação Mineira da Indústria de Panificação (Amipão) gere crescimento no setor semelhante ao registrado no ano passado. “Na edição anterior, as padarias participantes registraram aumento de 50% na venda das quitandas participantes e de 12% nos outros produtos. O que esperamos é um resultado próximo a este para 2013”, afirma.

Ao fazer com que os confeiteiros utilizem milho e leite nas receitas, Brandão espera conquistar o paladar dos fregueses com o sabor que remeta aos quitutes feitos caseiros feitos no interior de Minas. “Queremos incentivar a criatividade nas padarias, mas também mostrar que a padaria continua a ter produtos frescos, como aqueles feitos em casa”, diz.

O resultado do juri popular será divulgado em 15 de outubro. A padaria vencedora  será anunciada por uma equipe técnica durante o 27ª Superminas Food Show, no Expominas, em 23 de outubro. Veja a lista de padarias participantes e os endereços no site www.padariasdobrasil.com.br/paesequitandasdeminas

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