Casa de Alex Atala é segunda colocada em lista de melhores restaurantes da América Latina

O D.O.M. ficou atrás do peruano Astrid Y Gastón, do chef Gastón Acurio. Ranking elege os 50 melhores estabelecimentos latinos

por Fernanda Machado 05/09/2013 09:06

D.O.M. / Divulgação
Culinária amazônica rendeu elogios ao D.O.M. de Alex Atala. Chef é considerado pela revista o sexto melhor chef do mundo (foto: D.O.M. / Divulgação)

Alex Atala e seu paulistano D.O.M. conquistaram a segunda colocação no ranking dos 50 melhores restaurantes de 2013, anunciado pela revista britânica Restaurant na madrugada desta quinta-feira em Lima, no Peru.

Atala, que ocupa a sexta colocação no rol de melhores restaurantes do mundo, perdeu a liderança para o estabelecimento Astrid Y Gastón, coordenado por Gastón Acurio na capital peruana.

Descrito como “parte chefe, parte historiador, parte botânico”, Atala foi elogiado pela revista especializada, que classificou os pratos do D.O.M. com “um restaurante de culinária amazônica brasileira contemporânea”.

“O apoio quase evangélico à cozinha brasileira não só levou Atala ao patamar de maior restaurante ao Brasil como resultou em uma profunda mudança de atitude, que ressoou por todo o cenário culinário”, elogiou a Restaurant magazine. Outros oito estabelecimentos brasileiros também compõem a dos 50 melhores da América Latina.

Helena Rizzo, chef executiva do restaurante "Maní" (São Paulo), também foi agraciada com o Prêmio 'Veuve Clicquot', a Melhor Chef Feminina da América Latina.

Em terceiro lugar ficou o restaurante Pujol (México), em quarto Central (Peru), em sexto Biko (México), em sétimo Malabar (Peru), em oitavo Boragó (Chile) e, em nono, Tegui (Argentina).

Os prêmios foram anunciados durante uma cerimônia no Country Club Lima Hotel, onde se reuniram representantes dos restaurantes com maior influência da região, os melhores chefs e a imprensa internacional especializada, que participou na eleição. Veja a lista dos 50 melhores restaurantes latinos:

Arte / Soraia Piva / EM
(foto: Arte / Soraia Piva / EM)

 

*Com informações da AFP

MAIS SOBRE GASTRONOMIA