A rica gatronomia portuguesa

A gastronomia portuguesa conta com produtos de alta qualidade, como peixes, em especial o bacalhau, azeites e pães. O vinho também faz com que as refeições se tornem um momento especial e sagrado

25/08/2013 20:28
Arquivo pessoal
(foto: Arquivo pessoal)
Comer bem em Portugal é quase um pleonasmo. Com a oferta de peixes, com destaque para o bacalhau, frutos do mar frescos, e com uma pastelaria com variedade de doces tradicionais, feitos à base de gemas desde a Idade Média nos mosteiros, o país é um paraíso gastronômico. Nas cidades lusitanas, come-se bem e come-se muito. As porções são generosas e acompanhadas de bom vinho verde, branco ou tinto, encontrados a preços bastantes módicos. Para quem gosta de apreciar novos sabores, o país é um destino certeiro. Arroz de pato, arroz de tamboril com camarão, salada de polvo, frutos do mar na brasa e o bacalhau, que, sem dúvida, é parte importante da identidade culinária portuguesa. São muitos os pratos que podem ser apreciados.

Embora seja bastante tradicional, a cozinha portuguesa passa por um momento de reinvenção. “A cozinha portuguesa hoje é para mim um diamante bruto por lapidar. Somos um pais que temos muita formação na área da culinária, temos dos melhores produtos do mundo, como azeite, pão, peixe, legumes, vinhos. Mais que os produtos, temos uma gastronomia regional muito bem defendida e cada vez mais os chefs como eu estão a respeitar tudo isso”, afirma Igor Martinho, um dos chefs da nova geração da culinária portuguesa. Em sua opinião, Portugal tem evoluído muito na área da gastronomia. “Defino a minha cozinha, que é portuguesa, como uma cozinha de paixão.”

Com apenas 28 anos, Igor Martinho já se tornou referência na cozinha portuguesa. O jovem vem de uma pacata aldeia chamada Arrouquelas-Rio Maior. Formou-se pela Escola de Hotelaria e Turismo no Estoril e com sete anos de atuação conquistou o título de cozinheiro do ano em 2009. Atualmente, é o chef executivo do Restaurante Hemingway, na marina de Cascais, uma belo balneário português.

Seus ingredientes preferidos para cozinhar são coentro, azeite, alho e flor de sal, sendo os pratos de peixe os seus preferidos. “O grande segredo para cozinhar o bacalhau é respeitar o seu ponto de cozedura e usar um com uma boa cura tradicional portuguesa. O bom produto é fundamental para um bom resultado final”.

Para Igor, como um produto premium, o bacalhau facilita a vida dos cozinheiros. “Tudo se torna mais fácil, é só conciliar a tradição de saberes e sabores com que cresci, com a inovação e criatividade que fui aprendendo. Gosto muito de criar pratos diferentes e com sabores pouco usuais, mas também gosto de cozinhar pratos com sabores tradicionais, mudando algumas formas de o faze-los”, diz. Na opinião do cozinheiro, o prato de bacalhau lascado com purê de grão é um tributo ao prato que se come mais em Portugal. Juntamente com a contribuição para tornar a culinária portuguesa cada vez mais conhecida internacionalmente, outro sonho do chef é comandar um programa de culinária na televisão. Enquanto isso não chega, o chef se dedica ao surf, que é um de seus hobbies prediletos, bem como a criação de pratos inusitados.

Bacalhau lascado com purê de grão e amêndoas torradas

Ingredientes


800g de lombos de bacalhau, 50g de alho picado, 3 dl de azeite, 700g de grão-de-bico, 500ml de leite, sal e pimenta q.b., 50g de coentro picado, 50 g de cebola picada, 20g de salsa picada bem fina, 2dl de azeite

Modo de fazer

Em primeiro lugar, dessalgue e retire as espinhas e a pele dos lombos de bacalhau. Em seguida marine o bacalhau com azeite, alho laminado, laranja e limão e um pouco de tomilho. Num tacho, coloque o alho picado e o azeite, deixe refogar um pouco e junte o grão- de-bico, de seguida, coloque o leite e deixe levantar fervura. Passe tudo em uma trituradora até fazer puré, tempere o purê com sal, pimenta e 50 g de coentro picado. Leve os lombos de bacalhau ao forno durante 25 minutos a 90n graus cobertos em azeite. À parte, prepare um molho com a cebola picada, salsa picada bem fina e o azeite. Por fim, coloque o purê no prato, sirva com grelos salteados, coloque o lombo do bacalhau lascado por cima dos grelos, adicione um pouco de molho de cebola e salsa e polvilhe com um pouco de amêndoas torradas no forno.

MAIS SOBRE GASTRONOMIA