Confira a programação da 16ª edição do Festival Cultura e Gastronomia de Tiradentes

Evento movimenta a cidade entre os dias 23 deste mês e 1º de setembro

por Anna Marina 18/08/2013 08:40
Marcos Michelin/EM/DA Press
(foto: Marcos Michelin/EM/DA Press)


Os moradores da pequena cidade de São José del-Rei, "berço e palco de tantas glórias", que depois do advento da República viria a ser conhecida como Tiradentes, jamais poderiam imaginar que ela se transformaria em referência da culinária nacional. E para compor a combinação do rococó com o barroco, comuns à cidade, festins e cozinhas de rua transformam-se em um grande cenário onde o importante é comer bem. Não importa se o prato apreciado seja do terroir ou tenha o sabor de outras terras, preparado pelos chefs estrangeiros ou nacionais.

Além da comezaina, uma das grandes atrações do Festival de Cultura e Gastronomia de Tiradentes é a participação maciça do Estado de Minas. Uma banca montada na Praça da Rodoviária com projeto de Rodrigo Câmara, do StudioFuton terá à disposição o jornal diário, os cadernos Degusta, Divirta-se; os guias e revistas Sabores de Minas, Encontro, Paisagens Mineiras e Expedição Cultural.

Os visitantes podem também aproveitar da programação gastronômica o Gato de Armazém, que apresentará em inserções de sexta-feira a domingo lições fáceis de gastronomia de Bruni Galli, veterinário doublê de chef que cria receitas práticas e saborosas usando apenas o micro-ondas.

Os assinantes do Estado de Minas, ao apresentar seu cartão, estarão concorrendo a convites para os festins, brindes especiais do Clube A e descontos nos principais restaurantes da cidade durante a duração do festival.

Eventos Especiais

Exposições Cozinha de barro: a arte cerâmica a serviço da gastronomia

Exposiçòes Oratórios –  Reliquías do barroco brasileiro
24/8 – 10h

Bar de Ostras – ostras frescas e pratos preparados pelo chef Décio Ventura
24/8 – 11h

Leitão à pururuca – Tradicional leitão preparado por Luiz Ney
24/08 – 13h

CLIQUE NA TABELA PARA VER A AGENDA

MAIS SOBRE GASTRONOMIA