Usar amêndoas para refinar sabores é truque que sempre dá certo

Além de saudável, alimento é considerado símbolo de sorte, tradicionalmente cultivado em casamentos

por Dilu Bartolomeo Vilela 08/07/2013 07:00
Priscila Bartolomeu/divulgação
(foto: Priscila Bartolomeu/divulgação)

Outro dia, ouvi uma piada superengraçada que descrevia o paraíso com um diabinho oferecendo maçã a Eva, a qual ela nem admitia a ideia de aceitar. Para conseguir que ela comesse, bastou usar um argumento mágico: “Emagrece boba” Rsrsrsss... Se as castanhas de uma maneira geral não passam perto de sua mesa pelo fato de terem muitas calorias, saiba que esse conceito não passa de um equívoco, além de você não imaginar o que está perdendo tanto no prazer, como nos benefícios que elas proporcionam.

Hoje, vamos eleger e falar especificamente das amêndoas. Pesquisas mostram que essa deliciosa semente, fruto da amendoeira, é uma oleaginosa que proporciona a circulação sanguínea, normalização do colesterol e diminuição dos radicais livres (combate o envelhecimento precoce), pois ela contém alto potencial antioxidante. E é uma magnífica companheira para quem faz dieta! É defendida como um meio condutor de nutrientes que auxiliam na perda de peso, pois é rica em monoinsaturadas, que são gorduras do bem, responsáveis por manter estável o nível de açúcar no sangue e ativar o metabolismo.? Então... emagrece boba! Rsrsss... Manter o hábito de comer cinco amêndoas antes da refeição faz com que a pessoa se sinta saciada por mais tempo. Aliada a uma dieta saudável, esses? é um recurso cada vez mais empregado por especialistas, quando dizem que ajuda a converter os estoques de gordura corporal em energia.

Mas chega de blá-blá-blá, pois aqui o que importa não é bem isso. Esse texto tem a intenção de abranger outro tipo de benefício, o do prazer. Enfim, a amêndoa é um pecado gastronômico do bem, pois, além de saudável, é considerada símbolo de sorte, tradicionalmente cultivado em casamentos. Os italianos acreditam que os “confetes” trazem felicidade aos noivos e são oferecidas cinco amêndoas para cada convidado. Segundo a tradição, simbolizam votos que representam saúde, riqueza, fecundidade, vida longa e felicidade. Na tradição grega, se uma convidada coloca “koufeta“, como são chamadas as amêndoas na Grécia, debaixo do travesseiro, ela sonhará com seu futuro marido. No Oriente Médio, são consideradas um alento afrodisíaco... Pessoalmente, não acredito em alimentos que estimulam a libido, acredito em estilo de vida afrodisíaca. Bom tema para uma próxima crônica...

Enfim... por tudo isso, a amêndoa é um ingrediente indispensável nas cozinhas. Seu paladar é mais suave e requintado do que as outras castanhas. Normalmente, é muito usada na confecção de bombons, doces, sorvetes, bolos e tortas. Usa-se muito também farinha e aromatizante de amêndoas no preparo de petit four e biscoitos.

Fazer uso dela na obtenção de uma culinária mais saborosa, é um recurso muito usado pelos grandes chefs. Eu não sou chef, mas adoro cozinhar. E sempre que algum prato não está do jeito que eu quero, lanço mão desse fruto como “salvador da Pátria”. Fiz um festival no Restaurante D’Artagnan na última semana e o bacalhau não estava me agradando. Pensei, analisei e cheguei à conclusão de que faltava amêndoa. Pronto! Depois de incorporado, virou outro prato.

É um ingrediente superversátil! Pode ser usado em preparações doces e salgadas. Experimente no café da manhã, em iogurte ou cereal; nas refeições, conferindo nutrientes, sabor e textura; e como aperitivo... Uma delícia quando torradas com sal ou com açúcar em forma de Praliné. Na crônica da semana passada, muitas pessoas me mandaram mensagens dizendo que têm preferência por pratos salgados. Por isso, hoje teremos a receita do Praliné que pode ser usado e abusado, de várias formas. Doce ou salgado! Isso é prazer em forma de arte, na culinária!

RECEITA

Praliné da Dilu

Ingredientes


200gr de amêndoas (com ou sem pele, laminada ou inteira) 100gr de açúcar cristal - 20gr de farinha de trigo - 10gr de manteiga (opcional)

Preparo

Coloque as amêndoas em uma frigideira em fogo bem baixinho. Misture de vez em quando. Deixe por uns
40 minutos. Se quiser mais rápido, pode deixar no fogo mais alto, mas fique misturando
sem parar.

Aumente um pouco o fogo e acrescente o açúcar. Nesse momento você deve ficar misturando rapidamente e envolvendo as amêndoas com o açúcar que estará dissolvendo.

Pulverize a farinha de trigo e continue misturando até ficar com aquela aparência sequinha de praliné.

Se quiser, acrescente a manteiga e misture até esfriar. Bem rapidinho e está pronta!

DILUDICAS

Todas as vezes que faço um almoço, a primeira providência é colocar as castanhas para torrar. Por quê? Se você as
deixa no fogo bem baixinho, elas nunca vão torrar excessivamente. Eu viro o botão que controla a chama do fogão para o lado esquerdo, como
se fosse desligá-lo e aí elas
ficam ali um tempão, e eu,
sem medo de queimá-las.
Adoro saborizar as castanhas. Chamo de “PRALINÉ EPICÉ”.
Às vezes coloco curry, ou canela, ou pó de Pain D'Epices, pimenta, garammasala... Se você também quiser experimentar, coloque a especiaria só no final.

Kafta com praliné

Ingredientes
(12 pessoas)


1kg de lombo de cordeiro ou patinho – ½ col. (café) de cominho – ½ col. (café) de pimenta árabe - 1 cebola picada – 2 dentes de alho bem picadinhos – 1 col. (café) de gengibre bem ralado – 1 col. (sopa) de molho de ostra – 1 col. (café) de pó de especiarias chinesas – 1 col.(sopa) de salsa picada – 1 col. (sopa) de coentro –1 col. (sopa) hortelã – Sal e pimenta - 1 ovo levemente batido – Praliné de amêndoas aromatizadas com canela.

Preparo: A carne deve ser moído ou bem batidinha na faca. (Gosto de colocar pedacinhos bem pequenininhos de bacon quando uso patinho). Misture todos os ingredientes sem amassar demais a carne. Molde em espetos. Pincele com azeite, coloque em um char broiler ou grelhe no fogão convencional por cerca de 15 minutos, virando regularmente. Como na foto, às vezes, sirvo com creme de moranga, mas também adoro servir com pão árabe, hummus e tzatzikique é aquela pasta de iogurte e pepino. Dilucious!

MAIS SOBRE GASTRONOMIA