Cozinheira Dilu prepara menu degustação para comemorar aniversário de 12 anos do restaurante D'Artagnan

Chef tem 20 anos de experiência e criou os pratos a convite da chef Marise Rach

09/06/2013 11:11
(Juarez Rodrigues/EM/D.A Press)
A convite de Marise Rache, Dilu preparou pratos criativos e saborosos, que brincam com os sentidos (foto: (Juarez Rodrigues/EM/D.A Press))
A paixão pela gastronomia une a chef Marise Rache e a cozinheira Dilu Bartolomeo Villela. Com criatividade, Marise cria receitas para o restaurante D’Artagnan, que completa 12 anos este mês. Localizado em Lourdes, na Região Centro-Sul de Belo Horizonte, o espaço funciona com a filosofia de bistrôs franceses. Para comemorar, Marise convidou Dilu para o festival gastronômico com menu degustação criado exclusivamente para a ocasião. “Muitas pessoas dizem que gostariam de conhecer a culinária que pratico em casa. Pensando nisso, achei ótimo quando a Marise me convidou para fazer o festival no D’Artagnan”, diz.


Dilu criou todas as receitas que foram apresentadas em jantares . “Tive o prazer de criar as receitas. Claro que fiquei com uma ponta de medo, insegurança. Cada reserva me trazia uma fincada no coração”, confessa Dilu. Habituada, a preparar jantares e almoços em casa, pela primeira vez cozinhou em um festival gastronômico.


Foram servidas três entradas, prato principal, pré-dessert, sobremesa e algodão-doce, que ela define como uma brincadeira. Para a entrada, Dilu preparou uma combinação que brinca com o paladar: mil-folhas de siri, espuma de batata trufada, crocante de bacon e pesto de dedo de moça. O prato principal teve bacalhau em crosta de broa, tutano ao champagne, chutney de banana, mini arroz e röti defumado. A sobremesa recebeu o nome de Assim é o dilucious, uma brincadeira que ela fez com o próprio nome e a palavra delicious, que inglês quer dizer delícia. O prato é composto de esfera em ouro com mousse de cupuaçu, sopinha pétillant quente de creme caramel salée, praliné de castanha e phisalys au chocolat.


Durante o festival, Dilu aproveitou para passar um pouco de sua experiências na culinária. As descobertas que fez estão sendo apresentadas em sua página na internet (www.dilucious.com.br). “Tenho abusado das pequenas experiências do dia a dia e delas venho tirando muito proveito.” A culinária é uma forma que ela encontrou para se expressar. “Sou uma cozinheira que ama cozinhar, que ama o calor da cozinha. Ao oferecer o alimento, encanta-me ver a felicidade estampada na cara dos meus irmãos, sobrinhos, cunhados e amigos”, afirma.


Para criar as receitas para o festival, Dilu prestou uma homenagem ao nome do restaurante, e buscou inspiração nos desenhos animados que retratam D’Artagnan, o quarto mosqueteiro. Para ela, como o mosqueteiro buscava o bem para as pessoas, quem cozinha também tem essa missão. “Creio em quem oferece prazerosamente a comida, pois de forma consciente ou não, sabem que fazem melhor o amanhã. E me considero uma afortunada, pois me incluo entre esses”, pontua.


O restaurante foi criado por Marise, juntamente com a irmã Denise e com o marido Antônio Guimarães, que homenagearam o pai delas, que se chamava D'Artagnan. Desde a inauguração, a ideia era criar um espaço aconchegante, onde fosse oferecida uma comida de qualidade. “Abrimos o restaurante de forma despretensiosa. Meus pais sempre gostaram de comer bem, viajavam para isso”, lembra. Dentro da lógica dos bistrôs franceses, Marise valoriza o sabor dos pratos e para isso investe na qualidade dos ingredientes, que devem ser sempre frescos. “Cultivo shitake, faço geleias de jabuticaba, compota de tangerina. Tenho horta para fornecer produtos frescos, orgânicos.” Para manter o cardápio em sintonia com que há de melhor, ela sempre realiza viagens para os principais centros de gastronomia mundiais. “Sirvo no restaurante o que gosto de comer”, diz. O restaurante deverá em breve mudar para a casa ao lado para aumentar o conforto para os clientes. No entanto, ela não deverá aumentar a capacidade, pois pretende manter o atendimento bem próximo à clientela.

 

 

Assim é o Dilucious

* Esfera em ouro com mousse de cupuaçu,
* Sopinha Pétillant quente de Creme Caramel Salée,
* Praliné de Castanha, Phisalys
 
PARA AS ESFERAS

l Ingredientes
500g de chocolate meio amargo, 5 folhas de gelatina incolor e 30ml de água gelada, 395g de leite condensado (1 lata), 395g de creme de leite fresco, 400ml de polpa de cupuaçu, 50g de açúcar

l Modo de fazer
Pique o chocolate e derreta-o em banho-maria. Use moldes redondos de silicone próprios para bombons e preencha-os com o chocolate. Vire os moldes de cabeça para baixo sobre uma bandeja forrada com papel- manteiga para escorrer o excesso. Leve à geladeira por mais ou menos 30 minutos. Enquanto isso, hidrate a gelatina com água gelada e depois dissolva-o em banho-maria. No liquidificador, bata o leite condensado, a polpa de cupuaçu, o açúcar e a gelatina dissolvida. Na batedeira, bata o creme de leite em chantili. Misture o creme de cupuaçu com o chantili. Retire cuidadosamente os moldes de chocolate do silicone e preencha cada cavidade com a mousse de cupuaçu. Torne a levar para a geladeira. Depois que a mousse tiver firmado, junte duas metades e cole-as utilizando um pincel com chocolate derretido. Assim elas formam esferas. Coloque-as novamente na geladeira.

PARA O CREME CARAMEL SALÉE

Ingredientes
300g de açúcar cristal, 500ml de creme de leite fresco, 1 colher de manteiga, 1 pitada de flor de sal

Modo de fazer
Faça um caramelo com o açúcar. Coloque o creme de leite. Deixe dissolver completamente o caramelo. Misture a manteiga e o sal.

PARA O PRALINÉ DE CASTANHA DO-PARÁ

Ingredientes
200g de castanha do Pará bem picadinhas, 100g de açúcar cristal, 20g de farinha de trigo, 10g de manteiga

Modo de Fazer
Coloque as castanhas em uma frigideira e misture até quase torrar. Acrescente o açúcar. Nesse momento você deve ficar misturando rapidamente e envolvendo as amêndoas com o açúcar que estará dissolvendo. Pulverize a farinha de trigo e continue misturando até ficar com aquela aparência sequinha de praliné. Acrescente a manteiga e
misture bem.

Para a montagem
Spray ou pó de ouro, 18 physalis; sucre pétillant (opcional)

Modo de fazer
Na hora de servir, esquente bem o creme caramel e coloque-o em um bule bem lindo. Coloque a esfera em um prato e pulverize o ouro. Faça uma fileirinha com o praliné e com o sucre pétillant. Enfeite com physalis. Sirva o prato e peça que os convidados esperem. Leve o bule e derrame lentamente o creme caramel sobre as esferas. Elas vão quebrar e aparecer a mousse. 

MAIS SOBRE GASTRONOMIA