Brumadinho será sede do 1º Festival Arte & Gastrô, no mês de junho

Objetivo do evento é atrair turistas que estarão em Belo Horizonte pela Copa das Confederações

por Gustavo Werneck 18/05/2013 07:10
Ricardo Lanza/Divulgacao
(foto: Ricardo Lanza/Divulgacao )
Cultura e gastronomia têm encontro marcado e lugar reservado no mês que vem, em Brumadinho, na Grande BH. De 21 e 30, a cidade será sede do 1º Festival Arte & Gastrô, promovido pela prefeitura, que pretende atrair turistas e apreciadores da boa mesa durante a Copa das Confederações. “O objetivo é criar um novo conceito de festival na região, a exemplo do que ocorre em Tiradentes. Vamos valorizar a culinária e também o artesanato, trabalho dos artistas plásticos, ceramistas e outros”, diz o vice-prefeito e secretário municipal de Turismo, Cultura e Eventos, Breno Carone, que participou ontem do pré-lançamento do festival.  

Este ano o festival será em junho para atender a demanda da competição esportiva, mas nos próximos anos, ocorrerá em julho, explica Carone. De acordo com a programação, o festival será no Bairro de Casa Branca nos dois fins de semana e no distrito histórico de Piedade do Paraopeba nos dois últimos dias. Já durante a semana, prosseguirá em circuito que inclui nove estabelecimentos em diferentes regiões do município, entre eles o restaurante do instituto Inhotim, Abóbora (Casa Branca) e o Hum, em Piedade do Paraopeba.

O clima rústico e intimista do Espaço Gastrô, com 11 opções de pratos na praça de alimentação, é a aposta para conquistar visitantes. As receitas são inspiradas em vertentes variadas, destacando-se a típica comida mineira em fogão a lenha com toques de cozinha nacional e internacional. O chef Edson Puiati, responsável por dar identidade aos preparos, diz que serão priorizados ingredientes e produções regionais, caso do milho, mandioca, jabuticaba e queijo.

ATRAÇÕES Há atrativos para todos. No Espaço Kids, o objetivo é dar opções de lazer às famílias; o Artes reunirá a produção artesanal local, em exposições e oficinas; e o Empório Gastronômico permitirá ao visitante conhecer um pouco da produção local de doces, temperos e frios. Segundo os organizadores, serão vendidos produtos regionais criteriosamente selecionados.

Na programação musical estarão no palco os artistas Thiago Delegado e Trio; Graveola e o Lixo Polifônico; e a Happy Feet Jazz Band. “Brumadinho é uma cidade rica em arte, gastronomia e potencial turístico. Estamos preparados para receber quem estiver aqui na Copa das Confederações. Mostraremos nossa diversidade cultural”, resssalta Carone.

MAIS SOBRE GASTRONOMIA