O chef português Vitor Sobral está à frente de festival gastronômico em BH

Menu terá como tema o poeta conterrâneo Fernando Pessoa

por Eduardo Tristão Girão 18/05/2012 07:00
Luna Garcia/Divulgação
(foto: Luna Garcia/Divulgação)
Um dos nomes maiores da gastronomia portuguesa atual, Vitor Sobral comandará duas noites de festival gastronômico no Restaurante Gomide, terça e quarta. O menu terá como tema o poeta conterrâneo Fernando Pessoa: a partir de sabores evocados nas obras e preferências pessoais dele, o chef criou pratos que refletem a culinária de Portugal em perspectiva histórica, levando em conta as conexões com o Brasil e a África.
 
Vitor começará com creme frio de mandioquinha, coco e caviar. Como primeiro prato, camarão em salmoura, palmitos frescos confitados e vinagrete de maracujá e, como segundo, bacalhau no forno, creme de couve-flor, tomate assado e amêndoas torradas com especiarias. Para fechar a parte salgada do jantar, empada de perdiz com guisado de cogumelos e alecrim.
 
“A cozinha regional brasileira, ao longo dos últimos anos, tem sido uma grande fonte de inspiração para mim. Sobretudo porque a base é exatamente igual à cozinha regional portuguesa. O que difere são as misturas de ingredientes”, afirma Vitor. Ele já viajou por vários países de língua portuguesa e é especialmente talentoso nessa fusão de influências, tendo sempre a matriz lusitana como referência.
 
As sobremesas são bom exemplo disso: azevia (espécie de pastel) de mandioca e gengibre; creme de arroz doce com canela e hortelã; e creme brûlée com aroma de cumaru (semente apelidada de “baunilha amazônica”).
Formalidades O chef, que abriu ano passado outra unidade da Tasca da Esquina em São Paulo (a “mãe” fica em Lisboa), com proposta mais descontraída do que em seu extinto restaurante Terreiro do Paço (também na capital lusitana), não descarta inaugurar outras filiais por aí. “A restauração tem que evoluir em função do que o cliente procura. Talvez no futuro eu possa fazer um restaurante muito pouco formal e com cozinha mais elaborada do que a que faço nas tascas, mas só se sentir que o mercado procura isso”, observa.
 
VITOR SOBRAL
Menu inspirado em Fernando Pessoa. Terça e quarta, às 20h, no Restaurante Gomide, Rua Tomaz Gonzaga, 189, Lourdes. Preço: R$ 195 (sem harmonização com vinhos) ou R$ 260 (harmonizado) por pessoa. Informações: 
(31) 3292-4928. É preciso fazer reserva. 

MAIS SOBRE GASTRONOMIA