Festival de Tiradentes tem último fim de semana com programação intensa de gastronomia e cultura

Evento oferece shows e boa comida na cidade histórica do interior de Minas Gerais

por Eduardo Tristão Girão 26/08/2011 10:48

Beto Magalhães/EM/D.A Press
Os chefs Juliano e Fernando Basile promovem festins e cursos em Tiradentes (foto: Beto Magalhães/EM/D.A Press)

O Festival de Cultura e Gastronomia de Tiradentes termina este fim de semana, mas de hoje a domingo não faltarão atrações variadas, de cursos de culinária gratuitos a festins, passando por degustações, palestras e até um circuito de restaurantes com opções variadas de especialidade e preço. O tema da 14ª edição do evento é a nova geração de chefs brasileiros, representada na cidade histórica mineira por Ariani Malouf (Mahalo, Cuiabá/MT), Joca Pontes (Ponte Nova, Recife/PE) e os gêmeos Juliano e Fernando Basile (Le Gourmet Bistrot, Gonçalves/MG).

Joca e Ariani comandam hoje à noite um festim cada um, ambos focados em ingredientes associados à cozinha tradicional brasileira, como galinha d’angola, limão galego, maxixe, pintado, carne seca e palmito pupunha. Amanhã será a vez dos veteranos José Barattino e Arnor Porto (Emiliano, São Paulo/SP) e Roberto Cerea (Da Vittorio, Brusaporto/Itália). Enquanto os brasileiros mostrarão menu cujo enfoque se divide entre técnica e produto, o italiano, detentor de três estrelas Michelin, vai se dedicar ao porco em três de seus quatro pratos.

Os ingressos para os festins já estão esgotados, mas para conferir um pouco do trabalho dos chefs deste fim de semana basta comparecer às aulas gratuitas no Centro Gastronômico Senac, amanhã e domingo. A inscrição pode ser feita no estande do receptivo do evento, no Largo das Forras, com um dia de antecedência. Como as vagas são limitadas, é recomendável se inscrever o mais rápido possível. O mesmo vale para os cursos realizados no Largo da Rodoviária, com temas variados (água, cerveja, cozinha orgânica, queijo e cachaça).

João Wilney Franco/Divulgação
O violonista Turíbio Santos faz show hoje à noite no festival (foto: João Wilney Franco/Divulgação )

Shows

Apesar de incluir locais como a estação ferroviária, o Espaço Cultural Libertas, o Centro Cultural Yves Alves e o Centro Gastronômico Senac, a programação do festival continua concentrada nos largos das Forras e da Rodoviária. Batizado de Largo do Chef, esse segundo espaço foi transformado numa pequena cidade cenográfica com botequim, feira e espaço para cursos e palestras, além de loja com utensílios e livros de culinária. Serão lá os principais shows do festival, o do violonista Turíbio Santos (hoje, às 22h) e o do cantor Ed Motta (amanhã, às 19h). Ambos de graça.

Na parte de debates, destaque para o do jornalista de gastronomia italiano Paolo Marchi, amanhã (11h), que falará sobre as tendências do setor em seu país (traçando paralelo com o Brasil), e o do sociólogo Carlos Alberto Dória, domingo (11h), que discutirá a situação dos queijos de leite cru brasileiros e a importância de defendê-los. Ambos têm entrada franca, realizados no Largo do Chef.

Festival de Cultura e Gastronomiade Tiradentes

De hoje a domingo, em Tiradentes. Festins (ingressos esgotados), cursos, workshops, degustações, shows, exposições, teatro e circuito de quase 40 restaurantes com menus especiais. Vários eventos têm entrada franca. A programação completa pode ser acessada pelo site www.culturaegastronomia.com.br.

MAIS SOBRE GASTRONOMIA