Festival de Cultura e Gastronomia de Tiradentes destaca o talento da nova geração

Evento já é palco conhecido dos grandes chefs nacionais e estrangeiros

por Eduardo Tristão Girão 19/08/2011 07:00
Edson Teixeira/Divulgação
Nos festins, criatividade e profissionalismo garantem a qualidade de pratos criados especialmente para o evento (foto: Edson Teixeira/Divulgação)
Focado na nova geração de chefs brasileiros, o Festival de Cultura e Gastronomia de Tiradentes chega à 14ª edição. O evento começa hoje na cidade histórica mineira e promete tomar ruas, praças e prédios históricos até dia 28 com uma série de atividades gratuitas, como cursos, workshops, degustações, shows, exposições e teatro. Os ingressos dos festins (jantares especiais com chefs convidados) já estão esgotados, mas o circuito de restaurantes oficiais forma panorama de 40 casas com propostas e preços variados. O Estado de Minas e a Rádio Guarani participam do evento com várias atrações para os visitantes.

Leia também:
Festival de Tiradentes tem programação variada, do choro à música clássica


Depois de entrar no Palácio da Liberdade, antiga sede do governo mineiro, com direito a tapete vermelho para o jantar de lançamento do festival, no início do mês, os jovens Ariani Malouf (Mahalo, Cuiabá/MT), Joca Pontes (Ponte Nova, Recife/PE) e Juliano e Fernando Basile (Le Gourmet Bistrot, Gonçalves/MG) têm agora a missão de impressionar e agradar ao público nos festins que cada um comandará durante o festival. Os dois últimos, gêmeos de apenas 20 anos, cozinham neste fim de semana. Os demais, semana que vem.

“O mais importante é estimular a nova geração de chefs. Sempre estiveram nos festins os chefs consagrados e agora vamos dar abertura para essa meninada. Temos bom potencial gastronômico em Belo Horizonte, mas é ótimo buscarmos bons profissionais no interior, como os gêmeos de Gonçalves”, avalia Ralph Justino, um dos organizadores do festival. Os jovens talentos foram pré-selecionados com outros 17 pela produtora gastronômica Síbaris. Desses, cinco foram classificados para ficar cara a cara com grupo de jurados que elegeu quem seriam os responsáveis pelos três festins cujas vagas estavam em aberto.

Rodrigo Zorzi/Divulgação e Cássio Vasconcellos/Divulgação
Os gêmeos Juliano e Fernando Basile comandam bistrô em Gonçalves/ O conhecido chef brasileiro Alex Atala vai mostrar criações inspiradas no Pará (foto: Rodrigo Zorzi/Divulgação e Cássio Vasconcellos/Divulgação)
Além deles, claro, há os veteranos. O festim de abertura está a cargo de dupla de peso: Alex Atala, chef do paulistano D.O.M., atual 7º melhor restaurante do mundo segundo a famosa lista da revista britânica Restaurant, e Beth Beltrão, chef que ajudou a colocar Tiradentes no mapa da gastronomia nacional com o Virada’s do Largo, especializado em cozinha mineira. Entre as estrelas deste fim de semana estão também o paulistano Rodrigo Oliveira, craque na cozinha de sertão com seu Mocotó (São Paulo/SP), e o espanhol Paco Roncero, discípulo de Ferran Adrià que atua no restaurante La Terraza del Casino, em Madri.    

Terreiro
Entre os chefs brasileiros que participam dos festins, todos apostam em ingredientes e técnicas nacionais para brilhar nos festins. Alex, por exemplo, se inspirou no Pará do chibé, farinha de mandioca e castanha, enquanto Beth Beltrão trabalhará com pão de queijo, pernil e carne de sereno. “Antigamente era impositivo usarmos ingredientes brasileiros. Hoje eles aparecem espontaneamente. A molecada está prestando atenção, pesquisando e valorizando esses produtos”, avalia o chef do D.O.M.. Para ele, a cozinha mineira é a que melhor aproveita os animais e o que vem do terreiro: “Não se perde nada”.

Já os irmãos Basile vão apresentar pratos que são resultado de pesquisa que fizeram em 38 cidades mineiras no final do ano passado. O percurso, que começou em Gonçalves, no sul do estado, e terminou em Januária, no norte, renderá material para um livro, inclusive. Entre as criações da dupla, estão a costela de leitão com geleia de cachaça, refogado de folha de beterraba e risoto de quirera com queijo canastra; o kebab de galinha d’angola com molhos de pimenta biquinho e de café; e o bombom de licor de pequi. Rodrigo Oliveira, que cozinha amanhã, segue firme em sua cozinha nordestina contemporânea.

Rodrigo Zorzi/Divulgação
A jovem chef Ariani Malouf valoriza os sabores do cerrado e do Pantanal (foto: Rodrigo Zorzi/Divulgação)
Semana que vem os chefs dos festins de sexta-feira serão Ariani Malouf e Joca Pontes, respresentando a nova geração. No sábado será a vez de José Barattino e Arnor Porto, chefs do hotel e restaurante paulistano Emiliano, e de Roberto Cerea, chef do Da Vittorio, na cidade italiana de Brusaporto. A dupla mostrará menu com equilíbrio entre técnica e produto, tendo o creme de abóbora com queijo de cabra e cinzas de alho-poró como exemplo. Já o italiano, que ostenta três estrelas Michelin em sua cozinha, mostrará menu que tem o porco como ingrediente principal.

De graça
Todos os chefs dos festins darão cursos de cozinha gratuitos no Centro Gastronômico Senac. Para participar de qualquer um deles basta fazer inscrição no estande do receptivo do evento, no Largo das Forras, com um dia de antecedência (os cursos são realizados às sextas e sábados) - as vagas são limitadas. O mesmo vale para os cursos realizados no Largo da Rodoviária, cujos temas vão de água a vinho de garagem, passando por queijo de leite cru, cerveja, carne, cozinha orgânica e cachaça.

Festival de Cultura e Gastronomia de Tiradentes
De hoje a dia 28, em Tiradentes. Festins (ingressos esgotados), cursos, workshops, degustações, shows, exposições, teatro e circuito de quase 40 restaurantes com menus especiais. Vários eventos têm entrada franca. A programação completa pode ser acessada pelo site www.culturaegastronomia.com.br

MAIS SOBRE GASTRONOMIA