Congonhas recebe a 11ª edição do Festival da Quitanda

Além de divulgar os quitutes mineiros, evento contará com três dias de shows, como do violeiro Almir Sater

por Lucas Buzatti 13/05/2011 17:33
Prefeitura Municipal de Congonhas/Divulgação
(foto: Prefeitura Municipal de Congonhas/Divulgação)

Que mineiro não gosta de uma boa quitanda? Bolos, broas, biscoitos, doces e salgados fazem parte da cultura gastronômica do estado e poderão ser apreciados na 11ª edição do Festival da Quitanda de Congonhas, que começa nesta sexta-feira, 13 de maio, e vai até domingo, 15.

Cozinheiras de cidades históricas mineiras mostrarão suas criações no evento, que terá um dia dedicado aos caldos e violas. A abertura da 11ª edição do festival, que pela primeira vez terá três dias de duração, acontece às 21h com show do violeiro Almir Sater. Serão 40 tendas com quitandeiras de Congonhas e outras 20 cidades. Além dos quitutes, será lançada a nova edição do Caderno de Receitas do Festival da Quitanda, com criações premiadas na edição anterior.

Prefeitura Municipal de Congonhas/Divulgação
(foto: Prefeitura Municipal de Congonhas/Divulgação)
No sábado, 14, será a vez dos visitantes apreciarem tira-gostos e bebidas. O evento Caldos e Violas, paralelo ao festival, contará com shows de artistas da viola de 12 cordas, como a dupla Cláudio Araújo e Dimas Souza e o solista João Araújo. Já no domingo, 15, a festa terá apresentações culturais e a premiação das receitas vencedoras.

O festival, que acontece desde 2005, tornou-se uma tradição do Alto Paraopeba e atrai doceiras e quitandeiras de cidades vizinhas como Lagoa Dourada, Conselheiro Lafaiete, São Brás do Suaçuí, Belo Vale, Entre Rios de Minas e Ouro Branco e de outras mais distantes, como Sabará e Caeté.

11º FESTIVAL DE QUITANDA DE CONGONHAS
Sexta-feira, 13, às 19h, barracas com quitutes mineiros e show com Almir Sater - Sábado, 14, a partir de 14h, caldos e violas - Domingo, 15, a partir de 9h, quitandas, apresentações culturais e premiações - Endereço: Romaria (ao lado da Santuario Bom Jesus do Matosinho), Alameda das Palmeiras, Congonhas. Entrada franca.

MAIS SOBRE GASTRONOMIA