Caminhada na Serra do Rola-Moça no fim do horário de verão

Programa na noite de sábado é um convite para apreciar a natureza

por Ailton Magioli 18/02/2011 07:00
Astronomia / Lua cheia /Marcos Michelin/EM/D. A Press %u2013 27/9/07
(foto: Astronomia / Lua cheia /Marcos Michelin/EM/D. A Press %u2013 27/9/07)

O fim do horário de verão, à meia-noite de sábado para domingo, faz da noite de amanhã algo muito especial. Principalmente com a chegada da Lua Cheia. De olho no potencial da data e nas belezas da região, a Destino Livre, dos turismólogos Bruno Vieira e Marcel Vasconcelos, volta a promover a Caminhada da Lua Cheia, que, em sua sétima edição, percorrerá 7 quilômetros da trilha do Rola-Moça, no parque estadual homônimo, que abrange quatro municípios da região metropolitana: Brumadinho, Ibirité e Nova Lima, além de Belo Horizonte.

A saída de van está agendada para as 20h de amanhã, na Verde Folhas – Espaço de Aventuras, de Casa Branca, em Brumadinho. A caminhada começa no alto da Serra do Rola Moça, no Mirante do Morro dos Veados, e segue de volta até a Verde Folhas, onde será servido jantar. No cardápio, rocambole de salmão, ao molho de maracujá. A caminhada também inclui guias, seguro Ecotrip, transfer de van e capa de chuva.

Segundo Bruno Vieira, esta será a primeira vez que o grupo vai percorrer a trilha do Rola-Moça. Já fizeram as trilhas da Arnica, da Calçada, das Andorinhas e outras da mesma região de Casa Branca, nas Veredas do Paraopeba. Rico em paisagens características de mata atlântica, cerrado, campos de altitude e campos ferruginosos, o Parque Estadual da Serra do Rola-Moça oferece aos visitantes mirantes como o do Morro dos Veados, localizado na estrada que corta o parque e dá acesso ao distrito de Casa Branca, onde o adepto da caminhada poderá desfrutar de belas vistas panorâmicas de Contagem e Belo Horizonte, iluminadas à noite.

Adultos, crianças (acompanhadas de pais ou responsáveis) e idosos aderiram às caminhadas, que se tornaram verdadeira mania nas noites de Lua Cheia, sem falar nos passeios diurnos. “A luz da Lua é uma ótima oportunidade para a caminhada, pelo diferencial que traz da luz artificial e até mesmo pelo seu charme”, destaca Bruno Vieira, lembrando que, normalmente, o grupo faz paradas para observação. “Em uma das últimas, por exemplo, pudemos fotografar uma coruja comendo um morcego em pleno ar”, relata, lembrando que a máquina fotográfica é companhia indispensável nesses momentos, únicos.

O turismólogo destaca, no entanto, que o ideal é levar pouca coisa para a caminhada. “Basta uma lanterna, já que a capa de chuva está incluída no pacote”, adverte, salientando que a luz do luar substitui muito bem a artificial. Por se tratar de uma subida, o calçado (bota, preferencialmente) merece atenção especial, assim como o uso de roupas leves. “Na saída há uma cachoeira no Verdes Folhas, onde há até quem se arrisque a dar um mergulho, mas o ideal é apenas lavar o rosto para se refrescar, se for o caso”, acrescenta ele, lembrando que um cantil na mochila pode colaborar para que água seja captada diretamente nas fontes por onde o grupo vai passar.

Caminhada da Lua Cheia – Trilha do Rola-Moça
Sábado, a partir das 20h, com saída da Verde Folhas – Espaço de Aventuras, Alameda Jacarandá, 170, Bairro Recanto da Aldeia, Casa Branca, Brumadinho. O pacote custa R$ 45, por pessoa, incluindo guias, seguro Ecotrip, transfer de van e capa de chuva, além de jantar na volta. Informações: (31) 3575-3129/9285-1004 ou www.verdefolhas.com.br.

MAIS SOBRE GASTRONOMIA