Chef e ex-modelo Rita Lobo lança livro com dicas para quem gosta de cozinha

Inspiração veio do site que está no ar há 10 anos, alimentado pela intensa participação dos internautas

por Eduardo Tristão Girão 23/01/2011 11:13
Bico Stupakoff/divulgação
Rita Lobo transformou em livro a sua aventura gastronômica na internet e testa todas as suas receitas (foto: Bico Stupakoff/divulgação)
Pique, tempere a gosto, salteie rapidamente e leve ao forno até ficar no ponto desejado. Para quem não domina minimamente técnicas básicas de cozinha, esses procedimentos podem parecer uma verdadeira enumeração de mistérios. Picar de que tamanho? Manjericão pode? Saltear em óleo ou azeite? E o forno deve estar em qual temperatura? Cada uma dessas dúvidas abre a possibilidade de que a receita fique aquém do desejado. Nesse sentido, a internet é, atualmente, o grande manancial de imprecisões culinárias. Qualquer um posa de chef na rede.

Leia entrevista com Rita Lobo no Blog do Girão


É claro que nem tudo está perdido, pois há diversas fontes confiáveis quando se está à procura de boas receitas ou dicas realmente úteis. Entre as melhores está o site Panelinha (www.panelinha.ig.com.br), criado há 10 anos por Rita Lobo, paulistana que trocou a carreira de modelo pela de chef. Agora, ela se orgulha de poder lançar um ótimo livro, que, além de servir para comemorar a data, foi batizado de Panelinha – Receitas que funcionam. Bastante sugestivo.

“Costumo dizer que idade de internet é igual a idade de cachorro: 10 anos é muita coisa! Teve de tudo, mas sem desafios é melhor fechar as portas. Mesmo elas sendo virtuais. Na introdução do livro, conto que resolvi publicá-lo porque não aguentava mais ter de explicar o que faço para a minha avó. Ela simplesmente não entende o que é site. O livro dispensa explicações. Brincadeiras à parte, acho que hoje quase todo mundo usa internet. O plano é fazer com que todo mundo saiba o que é o Panelinha”, conta a autora.

O coração do site é a cozinha-estúdio onde trabalham Rita e sua equipe. É lá que as receitas são preparadas, testadas e fotografadas. “O objetivo dos testes é descobrir a maneira mais simples de chegar ao melhor resultado. À medida que a receita é feita, os passos são anotados: mexe aqui, mexe ali, faz de novo. Depois, quando a receita está pronta, passo a passo detalhado, outra pessoa faz o prato”, conta.

Parece óbvio, mas esse é o dever de casa que nem todo mundo cumpre. “Não é porque uma pessoa cozinha bem que sabe descrever o preparo de um prato. Este é um ponto. O outro é estar cheio de receitas escritas jamais preparadas. Aí não tem jeito de dar certo”, completa.

Interação São 218 receitas comentadas por ela e, claro, detalhadamente explicadas – quase todas ilustradas com fotos. São agrupadas em capítulos (entradas, sopas e saladas; massas, grãos e acompanhamentos; carnes e tortas; e frutas e doces), cada um deles aberto com informações básicas a respeito. Há seção inicial com conselhos úteis para iniciantes e iniciados, divididos em quatro listas: 10 tipos de alimentos para a lista de compras; 10 itens indispensáveis na cozinha; 10 dicas nutricionais que valem ouro; e 10 maneiras para deixar a cozinha “verde”, ecológica.

Ao longo das páginas, há várias referências a parentes, amigos, colegas e gente que interage com Rita por meio do site, reclamando, elogiando e sugerindo melhorias às receitas. Além de deixar cada vez mais claros os modos de preparo, esse contínuo aperfeiçoamento estimula a identificação da autora com o público e confere maior credibilidade a seu trabalho. Não por acaso, em 2007 ela criou ferramenta no site que permite a qualquer um criar e controlar sua própria página pessoal, na qual as pessoas não apenas podem exibir receitas que preparam em casa, mas também armazenar e editar as do site.

“Diariamente, recebo dezenas de e-mails. Depois de tanto tempo, não são poucos os casos de pessoas que aprenderam a cozinhar com o Panelinha e agora querem dividir a experiência. Elas se sentem fazendo parte do site, como nós nos sentimos parte da vida delas. Aos poucos, os nossos leitores passaram a colaboradores”, confirma.

Rita tem outros três livros publicados e aposta nos e-books. No site, há seis títulos disponíveis para download gratuito (formato PDF). Se vale a pena? “Por que não? É uma maneira de experimentar assuntos, linguagem, mas sem o custo altíssimo da impressão”, responde. Até agora foram feitos 300 mil downloads.

PANELINHA – RECEITAS QUE FUNCIONAM
De Rita Lobo
Editora Senac São Paulo, 400 páginas, R$ 110

MAIS SOBRE GASTRONOMIA