Bar 'Tô na Campanha' vai agitar as noites do centro de BH

por Ailton Magioli 14/01/2011 07:00
Jair Campos/Divulgação
Leo Richard é a atração de amanhã no Mercado das Borboletas (foto: Jair Campos/Divulgação)

Ao aproximar o público do elenco das peças, o Sindicato dos Produtores de Artes Cênicas (Sinparc) acabou unindo o útil ao agradável. Afinal, se em 37 anos de realização a Campanha de Popularização do Teatro e da Dança já é sucesso, imagine quando ela é associada a um dos ambientes mais cultuados pelo belo-horizontino: o bar.

Criado no ano passado, o Bar Tô na Campanha muda de endereço para atender à crescente demanda do público e se instala no Mercado das Borboletas, que fica no Mercado Novo, Centro da capital, assumindo de vez a porção underground.

“Nosso objetivo é transformar o bar em ponto de encontro. O público, ao sair do teatro, poderá se encontrar para bater papo, além de ter a oportunidade de conhecer os próprios artistas”, afirma Beto Plascides, ator (Camila Baker, em cartaz apenas no Barreiro) e produtor (Don Juan no espelho, em Belo Horizonte).

Beto é responsável pela produção do bar, que, além de botequim, oferecerá extensa agenda musical até 25 de fevereiro. Hoje à noite, por exemplo, será a vez da banda Suvaca de Vó, formada apenas por atores. Amanhã, o palco será de Leo Richard, cuja elogiada performance musical se deve, em parte, à formação em artes cênicas.

A agenda do Bar Tô na Campanha promete passar por revelações recentes da música de Minas Gerais, como Pedro Morais, além de promover baile pré-carnavalesco. Instalado em vão livre do terceiro andar do antigo Mercado Novo, o espaço vai funcionar de quinta-feira a sábado, com apresentações musicais a cada noite. Com capacidade para até 900 pessoas, o bar aproveita a infraestrutura criada no local pelo artista plástico Tarcísio Ramos, que implantou incubadora de arte no antigo mercado.

“A ideia é o show durar de duas horas a duas horas e meia, alternado com som mecânico”, avisa Beto Plascides, salientando a vantagem de o bar funcionar em área não-residencial. Será respeitado o limite de decibéis estabelecido pela Lei do Silêncio, informa ele.

Se de um lado há um grande balcão, de outro está o palco (12m de boca de cena) triangular, instalado em uma quina. Com quatro banheiros (dois masculinos e dois femininos), o espaço, de acordo o produtor, ganhou a cara da Campanha de Popularização por meio de plotagem e de tecidos que permitem “brincadeiras” com a iluminação, gerando sombras que colaboram com a decoração.

“O bar funciona em local diferente, gostoso de estar”, propagandeia Beto, informando que há estacionamento (terceirizado) disponível no primeiro e no segundo andares do Mercado das Borboletas. A inauguração, semana passada, ficou a cargo da banda Os Feios.

Shows

Sexta – Suvaca de Vó
Sábado – Leo Richard
Dia 20 – Pedro Morais e Egler Bruno
Dia 21 – Sambacana Groove
Dia 22 – Menina do Céu
Dia 28 – Marcelo Veronez
Dia 29 – Prévia do Grito Rock
3 de fevereiro – Markú Ribas
4 de fevereiro – Frito na Hora
19 de fevereiro – Baile de máscaras. Pré-carnaval com atores cantores

Apresentações a partir das 23h

Bar Tô na Campanha
Mercado das Borboletas (Mercado Novo), Avenida Olegário Maciel, 742, Centro. De quinta a sábado, às 22h. Ingressos antecipados: R$ 7, à venda nos postos Sinparc (Mercado das Flores, Shopping Cidade e Shopping Pátio Savassi). Informações: (31) 3271-7906 ou www.sinparc.com.br. Aceitam-se cartões Visa e Mastercard.

MAIS SOBRE GASTRONOMIA