Festival de Tiradentes promove festins e cursos coordenados exclusivamente por mulheres

O evento, que começou na sexta, dia 20, e segue até dia 29, espera atrair 35 mil visitantes à cidade

por Eduardo Tristão Girão 21/08/2010 10:08
Marcelo Sant'anna/EM/D.A.PRESS
A holandesa Margot Janse usa ingredientes da África do Sul, como a polpa de fruta do baobá: "Meu trabalho é inspirado por sabores locais" (foto: Marcelo Sant'anna/EM/D.A.PRESS)
Será uma edição para ficar na história. O 13ª Festival de Cultura e Gastronomia de Tiradentes começou na sexta-feira, dia 20 de agosto, na cidade histórica mineira, focado exclusivamente nas mulheres: só elas protagonizam os festins e cursos de gastronomia, principais eventos da programação, que se estenderá até dia 29 deste mês. Além disso, os visitantes poderão conferir shows, exposições, recitais de poesia, apresentações teatrais, palestras, sessões de cinema e lançamentos de livros.

Veja mais imagens do Festival de Tiradentes

“Acho que essa será uma grande edição, do jeito que eu planejava há muito tempo. Estamos sempre querendo fazer melhor e, este ano, tivemos grandes avanços em profissionalização e valorização. Mesmo que sejam detalhes, são pequenas coisas que fazem a diferença”, avalia Ralph Justino, um dos organizadores do evento. Durante os 10 dias de programação, espera-se que cerca de 35 mil pessoas visitem Tiradentes.

Um dos destaques dos festins de ontem, a holandesa Margot Janse, chef do Le Quartier Français (em Franschhoek, na África do Sul), apresentou receitas com ingredientes típicos do país africano, como a erva buchu e polpa do fruto da árvore baobá. “Meu mote é ‘sempre melhorar, sempre mudar’. Meu trabalho é inspirado pelos sabores locais, com foco nos produtos. Não gosto de comida pesada”, diz ela. Visitando o Brasil pela segunda vez, ela se encantou ao experimentar a tipicamente mineira ora-pro-nóbis.

Leia também: Holandesa que usa produtos típicos africanos é destaque em Tiradentes

As chefs dos festins de hoje são Angela Hartnett (Murano e York & Albany, em Londres) e Rougui Dia (Petrossian, Paris). Pela manhã, a programação começa às 11h, com Josimar Melo, Nina Horta e Danusia Bárbara em mesa redonda sobre o papel da mulher na gastronomia, no Largo da Rodoviária. A partir das 14h, no mesmo local, o público poderá conferir quatro cursos de gastronomia, lançamentos de livros e, às 23h, show de Alda Rezende e Fernanda Takai. Tudo de graça.

A PASSEIO Pela primeira vez no festival, os namorados Marcos José Sacramento, de 28 anos, e Denise Pedrosa, de 23, vieram ontem da cidade mineira de Itabirito para conferir o evento. “Por causa da fama do festival, resolvemos vir para conhecer. A cidade é bem legal e aconchegante. Queremos participar de algum curso”, afirma ele.

“Estou de olho na paella”, confessa Márcio Fonseca, de 53, que saiu com parentes, de Sete Lagoas e Belo Horizonte, para o festival. O grupo, formado por seis pessoas, teve de se hospedar em São João del-Rei, pois não encontrou quartos disponíveis em Tiradentes – mesmo tendo começado a tentar fazer reservas há cerca de três meses.

EM PRESENTE

O Estado de Minas marca presença no festival com a Banca Gourmet, no Largo da Rodoviária, e uma série de ações na cidade, incluindo distribuição de revistas e jornais, degustação de produtos gourmet e sorteio de prêmios. Assinantes podem concorrer a pares de ingressos para o festim de hoje (chef Rougui Dia), fazendo inscrição no local. E hoje, às 16h, a jornalista Carolina Braga grava o programa Cultura Geral, com Alda Rezende e Fernanda Takai, no Palco Guarani 30 anos.

O repórter viajou a convite da organização do evento

MAIS SOBRE GASTRONOMIA