Festival de Tiradentes homenageia as mulheres

por Silvia Dalben 08/08/2010 13:21
Divulgação
Margot Janse, chef executiva do Restaurante Hotel Le Quartier Français (África do Sul), que ocupa o 31º lugar no ranking dos 50 Melhores Restaurantes do Mundo, é uma das convidadas (foto: Divulgação)
A 13ª edição do Festival de Cultura e Gastronomia de Tiradentes está chegando e, este ano, faz uma homenagem especial às mulheres. Entre os dias 20 e 29 de agosto, a cidade histórica no interior de Minas será invadida pelas mulheres, desde chefs super renomadas até baristas, sommeliers e palestrantes.

O objetivo é resgatar a importância das mulheres na história da gastronomia, já que a culinária doméstica e maternal sempre serviu de inspiração para as mais sofisticadas criações dos chefs.

FESTINS

Às sextas e sábados, as pousadas Villa Paolucci e Pequena Tiradentes serão invadidas por oito chefs renomadas, vindas de vários cantos do Brasil e do exterior, para a preparação de um jantar especial, já super esperados na programação do festival.

CURSOS

A programação inclui também diversos cursos e degustações gratuitas. Todas as chefs dos festins vão ensinar uma de suas receitas para o público. Uma ótima oportunidade para aprender truques e deixar sua comida mais saborosa, além de poder degustar sofisticadas receitas preparadas por renomadas chefs reconhecidas em todo o mundo. São 40 vagas em cada curso.

MESA REDONDA

O festival abre espaço ainda para a discussão da influência feminina na gastronomia, numa mesa redonda que será mediada pelo jornalista Josimar Melo, crítico de gastronomia da Folha de São Paulo e apresentador do programa "O Guia", exibido pelo National Geographic na TV paga. Entre as convidadas, Nina Horta, Danusia Bárbara, Margot Janse, Helena Rizzo, Deise Novakoski,  Cilene Saorin, Ângela Hartnett e Rougui Dia.

CULTURA

Durante os dez dias do festival, haverá também encontros musicais, recitais de poemas, lançamentos de livros, exposições, apresentações teatrais e sessões de cinema ao ar livre, sempre com um toque feminino. Aline Calixto, Alda Rezende, Fernanda Takai, Érika Machado e Marina Machado são algumas das atrações do Palco Principal, que será montado na Praça da Rodoviária.


XIII FESTIVAL DE CULTURA E GASTRONOMIA DE TIRADENTES
De 20 a 29 de agosto. Confira programação e mais informações no www.culturaegastronomia.com.br.

MAIS SOBRE GASTRONOMIA