Festa do Pastel de Angu chega à 10ª edição

por Fernanda Machado 11/06/2010 07:00
André Castro/Divulgação - 2/2/07
Pastel de angu é tradição de Itabirito (foto: André Castro/Divulgação - 2/2/07)

Amanhã e domingo, Itabirito sedia a 10ª edição da Festa do Pastel de Angu. O evento, que envolve toda a comunidade escolar e ajuda a preservar o patrimônio cultural da cidade, é promovido na antiga área da JuliFest, com barracas da iguaria e programação paralela. Este ano, a cantora Paula Fernandes foi convidada para fazer o encerramento da festa.

Novidade desta edição é a participação das escolas estaduais Intendente Câmara e Engenheiro Queiroz Júnior e também do Instituto Santo Antônio de Pádua no evento (elas se somarão às escolas municipais, pré-escolar, Cefet e zona rural). Além da participação de bandas musicais, as escolas apresentam números artísticos, ensaiados especialmente para a ocasião, dando enfoque ao folclore e às tradições da região. Também será a primeira vez que o evento elege a Garota Pastel de Angu. Cada escola apresentará duas candidatas para concorrer ao título.

Para dar um tom social à festa, a prefeitura local decidiu, este ano, criado um posto de arrecadação de brinquedos para arrecadar os objetos a serem doados às creches e entidades do município. As doações serão voluntárias. Nas barracas, os visitantes podem se deliciar com o saboroso pastel de angu, quitute criado nos tempos da escravatura.

MAIS SOBRE GASTRONOMIA