Sabor e Saber reúne chefs espanhóis em Inhotim

por Eduardo Tristão Girão 14/05/2010 07:00
Jorge Cruz/divulgação
aRamón Caso vai preparar leitoa confitada com maçã e mel (foto: Jorge Cruz/divulgação)
Mais maduro, o projeto gastronômico Sabor e Saber chega à terceira edição e amplia o diálogo de Minas Gerais com a cultura espanhola, sua característica principal. A intensa programação – que vai da próxima quarta-feira, dia 19, ao último sábado do mês – inclui não apenas jantares especiais (novamente no Instituto Inhotim, em Brumadinho), palestras e cursos com os chefs (agora no Senac, em Belo Horizonte), mas também agendas de relacionamento com empresas do país europeu, eventos culturais e ações sociais em parceria com o governo do estado.

Como de costume, quatro chefs espanhóis comandarão um jantar cada, começando dia 21 e terminando dia 29, no restaurante do Inhotim. Não virão quase todos da Catalunha, como antes, mas de regiões variadas da Espanha – e todos estarão pela primeira vez no Brasil. O primeiro será o catalão Davi Reartes (Restaurante Blanc de Tòfona, em Barcelona), que apresentará hoje pratos como o arroz com pé de porco e camarões assados. “Minha cozinha é de sabor e de força. Há também meu trabalho como artista plástico, que é muito sobre sensualidade e sexualidade. Tento passar isso com meus pratos”, diz ele, único chef desta edição que não possui uma estrela Michelin.

Amanhã será a vez de Ricard Camarena (Arrop, em Valência). “Quero apresentar pratos com pureza de sabores bastante importante, com personalidade. Alguns são muito estéticos, outros não muito. Vou fazer algumas referências muito claras à tradição, mas com meu estilo, revestido de modernidade”, define. No menu, criações como ovo frito com emulsão de toucinho na brasa. No sábado seguinte, dia 28, Ramón Caso (Altair, em Mérida, na Extremadura) assumirá o comando da cozinha para mostrar pratos clássicos de seu restaurante, que valoriza produtos regionais, sobretudo o porco. “Pretendo dar o melhor dos produtos que encontrar no Brasil”, garante. Entre as atrações estará a leitoa confitada com maçã e mel.

A última noite em Inhotim, dia 29, ficará a cargo da galega Beatriz Sotelo (La Estacion, em Cambre), de 28 anos, uma das mais jovens chefs da Espanha a conquistar uma estrela Michelin. “Fazemos uma cozinha de recordações, de emoção. Queremos mostrar as tradições galegas, evocar um pouco da cozinha no interior, mas, claro, criando em cima disso. Meu trabalho é simples e tradicional”, sintetiza. Como a família tem forte relação com o mar, ela se baseou nisso para elaborar receitas como a da vieira assada com caldo de verduras tostadas. Cada jantar custa R$ 395 (individual), incluindo harmonização com vinhos e espumantes espanhóis e transporte (ida e volta) entre BH e Inhotim.

Lluis Chillida/divulgação
Ricard Camarena promete reunir tradição e modernidade (foto: Lluis Chillida/divulgação)
DESCENTRALIZAR “Na Espanha, as estrelas Michelin estão concentradas na Catalunha e no País Basco. Então, para entrar nesse grupo, os chefs de outras regiões realmente precisam se destacar e ter reconhecimento”, analisa Juliana Velloso, idealizadora e diretora do evento. Mesmo com problemas com as agendas dos chefs (Jordi Roca, do El Celler de Can Roca, chegou a ser cotado), a proposta de trabalhar com representantes de diferentes partes da Espanha foi mantida e uma nova linha de trabalho definida: driblar as dificuldades impostas por um evento como esse (falta de equipamento é só uma), optando por chefs talentosos e que não sejam tão dependentes da alta tecnologia.

SABOR E SABER
Jantares nos dias 21, 22, 28 e 29 deste mês, no Instituto Inhotim (Brumadinho). Agendas de relacionamento com empresas espanholas nos dias 19 e 20 (no Instituto Cervantes). Cursos e palestras nos dias 24 e 25 (no Senac). Mostra cultural itinerante, de segunda-feira a dia 29, em espaços públicos de BH. Ações sociais em dias e locais a confirmar. Jantares e cursos devem ser reservados com antecedência pelo telefone (31) 3225-7773. Informações: www.saboresaber.com/inhotim

MAIS SOBRE GASTRONOMIA