Sugestões variadas para a ceia de Páscoa

Além do chocolate, o bacalhau reina absoluto, mas há opções para todos os gostos

por Silvia Dalben 25/03/2010 15:46
Reprodução festadasemana.pop.com.br
(foto: Reprodução festadasemana.pop.com.br)

Como no Natal, a Páscoa é um dos grande momentos de reunião das famílias e pede uma ceia farta, além dos ovos de chocolate que já são uma tradição. Como um país de tradição cristã, nessa época se evita comer carne vermelha, e os peixes, com destaque para o Bacalhau, reinam nas mesas brasileiras.

O Divirta-se reuniu para você uma seleção de receitas que prometem tornar a sua Páscoa ainda mais gostosa. A entrada começa com uma salada de camarão, tomate e rúcula.

Uma das receitas mais pedidas nesta época é o Bacalhau Espiritual, com a carne desfiada misturada a vários ingredientes como queijo ralado, cenoura, leite e cebola.

Mas, para aqueles que gostam de pratos criativos, o Penne ao molho de Bacalhau pode ser uma boa opção, ou também o Bacalhau com brócolis, uma combinação clássica da cozinha portuguesa.

Se preferir o peixe ao bacalhau, uma opção mais light é o filé grelhado com cinco especiarias, que conferem sabor e aroma ao prato. Outras sugestões são a Tilápia com cofit de alho-porró e o Filé de peixe à provençal.

CUIDADOS NA HORA DE COMPRAR O PEIXE

Na hora de comprar o peixe, é necessário observar alguns detalhes para ver se ele realmente está fresco, principalmente o surubim, o badejo, o dourado e o robalo. "Um peixe fresco sempre tem a textura mais firme, as escamas não podem ser retiradas facilmente, os olhos devem estar brilhantes e o cheiro precisa lembrar o mais próximo de um rio ou mar. Além disso, quanto mais vermelho for o interior das brânquias, mais fresco ele vai estar", explica André Souza, professor do curso de gastronomia da Faculdade Estácio de Sá.

Para armazenar, o peixe deve ser limpo e congelado a aproximadamente -18ºC e o ideal é comprar a quantidade que será consumida, já que este tipo de carne se deteriora muito facilmente.

PROMOÇÕES
Clique e concorra a ovos de Páscoa no Portal Uai


Dona Benta | Divulgação
Lasanha de tomates frescos é opção para quem não gosta de peixe (foto: Dona Benta | Divulgação)
E QUEM NÃO GOSTA DE PEIXE?

A melhor opção para aqueles que não gostam de peixe, mas seguem a tradição cristã, são as massas. Uma das sugestões da Dona Benta para essa época é a Lasanha com tomates assados, com recheio que lembra a pizza marguerita.

Outra opção famosa é a Pasta Alfredo, que leva creme de leite e parmesão no molho. E tem também as receitas de Penne com brie e nozes e o Penne colorido com limão.

SOBREMESA

Ao lado do bacalhau, o chocolate é o personagem principal da ceia de Páscoa. Além da troca de ovos, uma boa opção é a Torta trufada de chocolate, que leva conhaque no recheio.

Outra combinação que rende boas receitas é a mistura de chocolate com café, como neste musse ou nesta torta.

*As receitas desta matéria são da Dona Benta, da Vida Alimentos, dos Vigilantes do Peso, do restaurante Portilho Sargas, da Santa Marina, da Nestlé, do Spoletto e da Petybon.

MAIS SOBRE GASTRONOMIA