O francês Olivier Anquier está de volta com programa no GNT

por Eduardo Tristão Girão 24/11/2009 11:31
GNT/Divulgação
Olivier Anquier com Fernanda Kurebayashi, na fábrica de geleias de Gonçalves, no Sul de Minas (foto: GNT/Divulgação)

O padeiro francês Olivier Anquier é um verdadeiro peregrino. Com seu simpático fusca verde 1962, rodou quase 330 mil quilômetros por 21 estados brasileiros e, mesmo pulando de uma emissora para outra e chegando a ficar restrito a seu próprio site, conseguiu manter sua proposta original: mostrar na TV a culinária e a cultura popular do país. Em 10 anos, fez 232 programas, nos quais entrevistou 474 pessoas e coletou cerca de mil receitas. Agora, ele está de volta ao GNT, canal que o manteve em sua programação por mais tempo – foram cinco anos. A estreia da fornada de quatro episódios inéditos é hoje, às 23h30.

O bom e velho fusca permanece seu companheiro para viagens a Angra dos Reis (RJ), São Paulo (SP), Gonçalves (MG) e à Serra da Bocaina, na divisa de Rio com São Paulo, onde tem um belíssimo sítio e ainda são gravadas várias cenas do programa. O objetivo de Olivier é o mesmo: descobrir gente interessante, boas histórias e receitas típicas do país, revelando nuances de cada uma das regiões. Nesse sentido, o fusca é imprescindível. Afinal, como ele mesmo gosta de salientar, é melhor chegar aos lugares nesse carro do que num 4x4 grandalhão e intimidador.

Num dos episódios da nova temporada, Olivier sairá em busca das memórias gastronômicas do Centro de São Paulo, onde mora atualmente. Encontrará personagens curiosos, como Luisinho, do Bar Léo, aberto em 1940. Já na Baía de Angra dos Reis, o francês conhecerá uma espécie de barco-bar, o Jango’s Bar, comandado por pescador veterano da região. Ele transformou a embarcação numa cozinha flutuante, atracada em frente à praia de uma ilha paradisíaca.

LENHA

Amantes do fogão a lenha serão contemplados com um episódio especial. Nele, Olivier vai tirar dúvidas sobre sua fabricação e manutenção, além de dar receitas específicas para serem preparadas nele. Por fim, visitará Gonçalves, no Sul de Minas. Lá, conhecerá com a proprietária Fernanda Kurebayashi a produção artesanal de geleias exóticas da marca Senhora das Especiarias. Os produtos são feitos sem conservantes, aditivos químicos ou corantes e com açúcar orgânico.

Ex-interno de seminário jesuíta, Olivier chegou ao Brasil em 1979. Trabalhou como modelo durante 10 anos e abriu restaurantes e ateliês de pães – sua mais recente investida chama-se L’Entrecôte de ma tante, casa paulistana que serve apenas bife com fritas. Na TV, começou em 1996, à frente de Forno, fogão & cia, na Record. Em 1998, estreou com o Diário do Olivier no GNT, onde permaneceu até 2002. Em 2004, a atração foi rebatizada de Programa do Olivier e passou a ser trasmitida apenas pelo site dele.

DIÁRIO DO OLIVIER
Hoje, às 23h30, no canal GNT, com reprises às quartas-feiras (13h30), quintas-feiras (18h30), sábados (19h30) e segundas-feiras (6h30).

MAIS SOBRE GASTRONOMIA