Festival da Quitanda agita a Romaria domingo em Congonhas

15/05/2009 07:00
Rosaly Senra/Divulgação
Nos estandes montados na Romaria serão servidos todos os tipos de quitutes (foto: Rosaly Senra/Divulgação)

A cidade mineira de Congonhas, segue se consolidando como ponto de referência na tradição mineira de quitutes com a nona edição do Festival da Quitanda. A Romaria, bela área turística localizada ao lado da Basílica do Senhor Bom Jesus de Matosinhos (a dos profetas), será ocupada neste domingo, das 9h às 17h, por cerca de 40 estandes de produtores de bolos, biscoitos, roscas, broas, doces em compota, cubus, quecas, pães, sequilhos, doces de corte, pamonha, quebra quebra e pé de moleque, entre outras especialidades – encerramento com show de Pereira da Viola. A abertura será amanhã, às 17h, no mesmo local, com roda de viola, caldos e lançamento do livro Quitandas de Minas (Gutenberg), da jornalista e escritora mineira Rosaly Senra. Em ambos, a entrada é franca.

Participarão cerca de 40 quitandeiras, metade de Congonhas e metade de cidades como São Brás do Suaçuí, Itaverava, São Gonçalo do Rio Abaixo, Nova Lima, Piranga, Entre Rios de Minas e Sabará. Nos seus estandes, montados na Romaria, o público poderá experimentar e levar para casa todo tipo de quitanda, além de tortas, licores e cachaças locais. Todos os produtores concorrerão aos prêmios de quitanda mais saborosa e melhor decoração de estande. E quem não conhece terá a oportunidade de ver funcionando moinho de fubá e engenho de cana como nas antigas fazendas, com produção de garapa e rapadura na hora. Sem falar no chá de congonha, outra especialidade local. “As quitandas são um bem cultural e sua riqueza está justamente na variedade de receitas”, diz Rosaly.

Quer mais opções? Confira o Guia de Bares e Restaurantes do Divirta-se

9º FESTIVAL DA QUITANDA DE CONGONHAS
Sábado, abertura com roda de viola, caldos e lançamento do livro Quitandas de Minas, às 17h, na Romaria (Alameda Cidade de Matosinhos de Portugal, 153, Basílica). Sábado, festival no mesmo local, das 9h às 17h, com shows. Informações: (31) 3731-3133. Entrada franca.

MAIS SOBRE GASTRONOMIA