Verrine massif central

07/05/2009 11:35
Carlos Prates/AFBpress/Divulgação
(foto: Carlos Prates/AFBpress/Divulgação)
Duas preparações clássicas são combinadas nesta receita, sugerida pela Mercearia do Francês (SP): o ragu e o aligot. O primeiro é um molho à base de carne, cozido demoradamente, mas que nesta versão tem preparo rápido. Já o segundo consiste numa espécie de purê de batata encorpado com queijo. Como a receita é montada em camadas, consegue-se bom efeito visual com recipientes transparentes.

Ingredientes

Ragu de vitela:

500g de carne de vitelo moída
2 colheres (sopa) de alho processado
Sal
Pimenta-do-reino
Manjericão fresco a gosto
3 colheres de (sopa) de azeite
1 cebola finamente fatiada
250ml de vinho tinto seco
1kg de tomate aferventado e sem semente
1 xícara (chá) de extrato de tomate
2 colheres (sopa) de açúcar
1 colher (chá) de noz-moscada
Folhas de manjericão (reserve um ramo)
1 colher (sobremesa) de sal

Aligot:

500g de batatas
1 dente de alho
200g de queijo muarela
100g de creme de leite

Minilegumes:

200g de cenoura baby
200g de brócolis ninja

Modo de preparo

Comece pelo ragu:
tempere a carne com parte do alho, sal e a pimenta-do-reino. Refogue a carne com o azeite e a cebola até dourar. Coloque o vinho tinto, os tomates (batidos no liquidificador) e o restante do alho. Acrescente o açúcar e acerte o tempero. Bata tudo rapidamente no liquidificador, volte para a panela e acrescente o extrato de tomate. Deixe ferver durante aproximadamente 10 a 15 minutos. Finalize com as folhas de manjericão e mantenha o molho aquecido. Minilegumes: cozinhe a cenoura e o brócolis em água fervente durante sete e quatro minutos, respectivamente, colocando-os em água gelada em seguida. Reserve.

Aligot:
corte as batatas em pedaços grandes e cozinhe em água fervente com sal e o alho descascado. Descarte o alho e passe as batatas pelo espremedor. Coloque o purê de batata na panela, junte o creme de leite e leve novamente ao fogo até aquecer bem. Junte o queijo cortado fino e bata com uma colher de pau até formar longos fios.

Montagem: No fundo de um pote de vidro coloque o aligot, cubra com o ragu e finalize com os minilegumes e o manjericão reservado.

MAIS SOBRE GASTRONOMIA