Torta musse de manga

03/02/2009 13:47
Fleischmann/Banco de imagens/Divulgação
(foto: Fleischmann/Banco de imagens/Divulgação)
Manga e maracujá são combinam-se nesta saborosa receita de sobremesa, em sintonia com o verão. A sugestão é da Fleischmann e rende 12 porções individuais. Se quiser, é possível congelar a torta pronta. Experimente também acrescentar cubinhos de gengibre ao recheio da torta.

Ingredientes

Massa:

1 embalagem de biscoito tipo maisena (200g)
1/2 xícara (chá) de manteiga (100g)
Calda:
1 xícara (chá) de suco de maracujá concentrado (240ml)
1/2 xícara (chá) de açúcar (80g)

Musse:
1 embalagem de creme tipo chantilly (200ml)
2 mangas grandes e maduras picadas
1/2 xícara (chá) de suco de maracujá concentrado (120ml)
2 ovos (gemas e claras separadas)
1/2 xícara (chá) de açúcar (80g)
1 envelope de gelatina em pó, incolor e sem sabor (12g)

Decoração:
1/2 manga em cubinhos

Modo de preparo

Massa
: bata os biscoitos no liquidificador até obter uma farofa fina. Junte a manteiga e, com um garfo, amasse até incorporá-la à farofa. Com essa massa, forre o fundo e as laterais de uma fôrma redonda de fundo removível (25cm de diâmetro) e leve ao forno (pre-aquecido a 180 graus) durante 10 minutos. Retire do forno e deixe esfriar na forma. Calda: leve uma panela pequena ao fogo médio com o suco de maracujá e o açúcar e ferva até reduzir o volume pela metade. Esfrie e reserve.
Musse: resfrie o creme tipo chantilly durante 30 minutos no freezer – não deixe congelar. Bata as mangas picadas no liquidificador com o suco de maracujá, coe e reserve. Bata as gemas com o açúcar até obter um creme fofo e esbranquiçado. Incorpore delicadamente duas xícaras (de chá) da polpa de manga batida. Hidrate a gelatina em duas colheres (sopa) de água, derreta em banho-maria sem deixar ferver e junte à mistura de manga. Bata as claras em neve firme e incorpore delicadamente à mistura de manga com a gelatina dissolvida. Bata o creme tipo chantilly gelado em ponto de chantilly firme (cerca de três minutos) e incorpore delicadamente à mistura anterior. Montagem: forre o fundo da torta com um pouco de calda de maracujá fria, despeje a musse nivelando a superfície e leve para gelar até ficar firme. Antes de servir, coloque um pouco da calda de maracujá sobre a musse e decore com os cubinhos de manga. Sirva gelada.

MAIS SOBRE GASTRONOMIA