Aurora tem vocação para festa

26/12/2008 07:00
Fotos: Pedro Motta/Esp. EM/d. a press
Cordeiro do Restaurante Vecchio Sogno (foto: Fotos: Pedro Motta/Esp. EM/d. a press)
Quem já foi ao Aurora sabe que o restaurante tem vocação para festa. Diariamente, a freguesia recebe chuva de pétalas de rosas nas mesas e, em momento decidido de última hora pelo chef e proprietário Mauro Bernardes, é convidada a quebrar pratos de gesso no meio da refeição – tradição grega que a casa mantém há anos. Na noite do dia 31, não será diferente. “Estou usando, como sempre, as máximas dionisíacas. Como diria Aristófanes, não podemos recusar os prazeres vindos da natureza, a ambrosia e o néctar”, divaga Mauro.

A música? “Da Grécia, Macedônia, Hungria, desses países que tem música dramática, selvagem. Acho que temos vocação para isso”, adianta o chef. “Estou fazendo essa festa para quem não procura o réveillon folclórico. Será muito divertido, mas sem aquele esterótipo de réveillon. É para quem quer curtir uma folia, mas algo mais intimista, além de comer e beber bem”, justifica. Se não chover, torce, os fregueses serão estimulados a fazer a esperada quebra de pratos no meio da rua.

Quem participar da festa, será recebido no jardim com aperitivos (salmão defumado, ostras, caviar, entre outras pedidas), drinques e espumante. Em vez de menu degustação, Mauro criou cardápio especialmente para o dia, permitindo que cada pessoa escolha a entrada, o prato principal e a sobremesa. Para começar, sugestões são o tartar de atum com azeite de carvão sobre iogurte de especiarias com salada de brotos, flores e ervas; e os raviólis de queijo grana padano com consomê de vinho moscatel italiano. Quem quiser pode optar por harmonizar o jantar com vinhos por R$ 76 por pessoa (incluindo nove taças de vinhos diferentes).

Entre os pratos principais, o chef aposta no que chama de saturnal de netuno: peixes, frutos do mar, azeitonas, alcaparras e tomate assados em papillote, que é desembrulhados à mesa sobre massa ao azeite de açafrão ou risoto à milanesa. Outras opções são o coração de filé mignon com caçarola de cogumelos frescos, suco de carne e gorgonzola; e o camarão crocante com manteiga de coral (parte vermelha da vieira), sete cereais e misto de brócolis, alcachofra e cogumelo ao molho de vinho. Fechando: musse sifonada de chocolate belga com marrom glacê, cacau torrado e folha de ouro; ou massa folhada caseira com brownie, frutas vermelhas, fondant de chocolate branco e musse de damasco.

MAIS SOBRE GASTRONOMIA