Festival apresenta o melhor da gastronomia de botequim

28/10/2008 15:25
Bar em Bar/divulgação
Porção de joelho de porco do bar Quintal do Prado (foto: Bar em Bar/divulgação)
Que mineiro gosta de bar a gente já sabe. Belo Horizonte é até conhecida como a cidade que não tem mar, mas que tem bar, não é mesmo? Então, aí vai a dica para os amantes de um bom tira-gosto acompanhado daquela cerveja gelada. Começa nesta quarta-feira (28/10) e vai até dia 5 de dezembro a segunda edição do festival “Bar em Bar”, com 42 estabelecimentos participantes na capital mineira.

Vocês devem estar se perguntando… ué, uma imitação do Comida di Buteco? É inevitável não relacionar um evento ao outro, mas, pensando por outro lado, numa cidade que gosta tanto dos bares, ter um festival por semestre é melhor do que apenas um por ano. Vocês não acham?

Discussões a parte, vamos ao que interessa. O festival acontece no Brasil inteiro, em dez estados diferentes, como você pode conferir no site www.barembar.com.br. Em Minas Gerais, além de Belo Horizonte, Juiz de Fora, Varginha, Paraisópolis e Ubá também estão participando.

Cada bar participante desenvolveu um tira-gosto especial com o melhor da culinária mineira, mas, como explica o coordenador do festival em Minas Gerais Paulo Nonaka, não haverá competição entre os pratos já que o objetivo é divulgar a gastronomia e o lado cidadão do bar.

Paulo aponta que uma das propostas do festival é estimular as pessoas a freqüentarem os bares, na tentativa de atrair o público frente à queda de movimento que foi observada com a nova lei seca. “Queremos mostrar que o setor está ativo numa reação contra o radicalismo da lei que hoje não é tolerante com nenhuma quantidade de álcool no sangue”, explica.

Bar em bar/divulgação
Porção Kafta do Albano's (foto: Bar em bar/divulgação)
Um dos grandes destaques do "Bar em Bar" é a participação de doze estabelecimentos do tradicional Mercado Central. Como o prato mais popular do mercado é o “Fígado acebolado com jiló”, todos os bares optaram por criarem novos tira-gostos tendo o jiló como ingrediente principal.

A festa de lançamento do “Bar em Bar” será nesta quarta-feira, dia 29 de outubro, das 18h às 23h, no estacionamento do Mercado Central, com vinte bares participantes.

Veja mais: a lista dos bares participantes em BH

II Festival Bar em Bar
De 29 de outubro a 5 de dezembro
Informações: www.barembar.com.br

MAIS SOBRE GASTRONOMIA