Chefs dão aula no Festival de Gastronomia

15/08/2008 07:00
Eric Delamarre/Divulgação
A chef gaúcha Roberta Sudbrack, proprietária de restaurante no Rio, é atração do festim de hoje (foto: Eric Delamarre/Divulgação)
Desta vez, todos os chefs dos festins darão aulas referentes aos pratos que apresentarem no festival. Cada curso custa R$ 35 (individual) e representa oportunidade especial para conferir de perto o trabalho de grandes nomes da gastronomia mundial. Os festins deste fim de semana terão como atrações os chefs Dario Barrio (Dassa Bassa, da Espanha) e Roberta Sudbrack (Roberta Sudbrack, gaúcha que tem restaurante no Rio ), hoje à noite; e Patrick Gauthier (La Madeleine, da França) e Christian Le Squer (Ledoyen, da França), amanhã. O preço de cada um, por pessoa, é R$ 220 (incluindo vinhos harmonizados). Assinantes do Estado de Minas e provedor Uai têm 10% de desconto.

Única brasileira presente na programação de festins, Roberta Sudbrack vai mostrar por que é um dos principais nomes da cozinha brasileira contemporânea em menu marcado por preparações e ingredientes típicos do país, como quiabo, ora-pro-nóbis, tapioca e quirera. “A cozinha moderna brasileira usa os ingredientes que fazem parte do universo da culinária brasileira, até mesmo aqueles mais simples, mais cotidianos, e propõe nova dimensão para eles”, ela afirma.

Renato Neto/Divulgação
O chef francês Christian Le Squer, do Restaurante Ledoyen, em Paris, também veio a Minas (foto: Renato Neto/Divulgação)
Os festins são o ponto alto do festival. Neles, cada chef tem o desafio de mostrar seu trabalho numa situação diferente da que está acostumado, já que está fora de seu “habitat” e sem o apoio da respectiva brigada. Outro ponto crítico é a disponibilidade de ingredientes, que sempre influenciam na criação dos cardápios, principalmente de chefs estrangeiros. É por isso que o espanhol Dario Barrio afirma que, mesmo tendo trabalhado em cozinhas de três países, a base de seu trabalho está no que lhe oferece o mercado.

11º FESTIVAL DE GASTRONOMIA DE TIRADENTES
De sexta-feira (15/08) ao dia 24, em Tiradentes. Programação: www.culturaegastronomia.com.br.

MAIS SOBRE GASTRONOMIA