Redução no número de pratos

08/08/2008 07:00
David Ross/Divulgação
O italiano Benedetto Bartolotta vem do Restaurante Osteria Del Circo, em Nova York (foto: David Ross/Divulgação)
Ano passado os cardápios dos festins facilmente chegavam a meia dúzia de pratos. Agora, são quatro ou cinco, o que deve facilitar muito o serviço dos jantares, que, nos bastidores, são verdadeiras operações de guerra. Os três chefs franceses participantes, por exemplo, optaram por menus de quatro pratos. A começar por Patrick Gauthier, chef do La Madeleine, em Paris, que demonstra claras influências orientais: carpacio de lagostins ao limão, azeite de gergelim e creme com ovas de arenque; filé de robalo ao azeite francês da Provença, ervas e limão confitado; lombo de cordeiro assado com frutas secas ao alho doce; créme brûlée com pão de especiarias flambado à mesa.

“Com a evolução do fazer culinário, muito países flertaram com a cozinha francesa e, mais recentemente, nos forçaram a esfregar os olhos e perceber que o centro da terra não era a França. Ao longo dos últimos dez anos, a cozinha francesa sofreu muitas influências e isso foi importante, entre outras coisas, para desenvolver a criatividade”, admite Patrick. Christian Le Squer, do parisiense Ledoyen, e Pierre Sauvaget, do Bel-Air Bay Club, em Los Angeles (Estados Unidos), completam o time de chefs dos festins.

SAIBA MAIS
O preço de cada festim, por pessoa, é R$ 220 (bebidas incluídas). Assinantes do Estado de Minas e provedor Uai têm 10% de desconto (válido para o assinante e um acompanhante, por festim). É preciso apresentar o cartão do Clube de Assinantes e identidade.
Os cardápios completos podem ser vistos no site www.culturaegastronomia.com.br.

MAIS SOBRE GASTRONOMIA