Receitas

15/07/2008 15:56
Buseca

Ingredientes para 6 porções

500g de dobradinha; 300g de toucinho ou bacon; 1 pé de porco fresco; 300g de lingüiça; 200g de grão-de-bico; 200g de feijão-branco; 2 cenouras; 500g de batatas; 200g de couve-de-bruxelas; 1 cebola grande; 1 pimentão; noz-moscada e tempero a gosto.

Modo de fazer

Cozinhe a dobradinha, o pé de porco, o feijão e o grão-de-bico antecipadamente, com o tempero que preferir. Não deixe os grãos cozinharem demais. Separe a água do cozimento (retirando o excesso de gordura, se necessário) do feijão e das carnes. Retire os ossinhos do pé de porco. Pique a dobradinha e a carne do pé em tiras. Corte a lingüiça em rodelas, frite e reserve. Pique a cebola e o pimentão. Descasque e pique a cenoura e a batata em cubos médios. Numa panela grande, frite bem o toucinho ou o bacon. Elimine o excesso de gordura, se necessário. Refogue a cebola e o pimentão. Junte a lingüiça e refogue mais um pouco. Em seguida, acrescente a dobradinha e a noz-moscada. Vá adicionando a água do cozimento do feijão e da carne aos poucos. Junte a cenoura e deixe cozinhar por cerca de 10 minutos. Acrescente as batatas e, por último, o feijão-branco e o grão-de-bico. Abaixe o fogo e deixe cozinhar lentamente. Ajuste o tempero. Quando tirar do fogo, ponha as couves-de-bruxelas por cima e deixe descansar.


Jair Amaral/EM/D.A Press
Torta Flora (foto: Jair Amaral/EM/D.A Press)
Torta Flora


Ingredientes para 6 porções

250g de farinha de trigo; 100g de açúcar; 100g de manteiga em temperatura ambiente; 2 ovos; 1 colher de chá de fermento em pó; 400g de marmelada; 1 colher de café de baunilha; 1 colher de chá de raspa de limão; 1 colher de sopa de água e 1/2 colher de café de sal.

Modo de fazer

Numa tigela grande, misture a farinha, o açúcar, o fermento e o sal. Junte a manteiga e bata até a massa ficar homogênea. Acrescente os ovos, ligeiramente batidos, a água, a baunilha e a raspa de imão. Misture bem. Amasse a marmelada com um garfo e adicione um pouco de água para que fique mais cremosa. Abra 3/4 da massa e ponha sobre uma assadeira plana, previamente untada. Cubra com a marmelada. Com o resto da massa, faça tiras para decorar a torta, formando um xadrez. Asse em forno a 170 graus durante mais ou menos 30 minutos.


Jair Amaral / EM/D.A Press
Puchero (foto: Jair Amaral / EM/D.A Press)
Puchero


Ingredientes para 6 porções

500g de peito bovino; 300g de lombinho de porco; 300g de lingüiça, 50g de bacon; 150g de feijão-branco; 100g de batata-doce; 100g de batata; 200g de abóbora com casca; 2 espigas de milho; 2 cenouras; 1 alho-poró; 200g de repolho; 1 cebola e tomilho, pimenta-do-reino e sal a gosto.

Modo de fazer

Pique as carnes em pedaços médios. Numa panela grande, cozinhe o feijão, o peito de boi e o lombinho em três litros de água, com uma colher de sal, durante uma hora. Descasque e pique as batatas e as cenouras em pedaços grandes. Lave e pique todos os outros ingredientes. Parta as espigas em três pedaços cada. Quando o feijão e as carnes estiverem cozidos, elimine a espuma do caldo e acrescente todos os ingredientes (menos o repolho e a batata-doce); ponha um pouco mais de sal e pimenta-do-reino. Deixe cozinhar por outros 20 minutos. Acrescente os outros ingredientes e cozinhe por mais 10 minutos. Ajuste o tempero. Sirva as carnes com o feijão e os vegetaisbem quentes, numa tigela. Com o caldo, prepare uma sopa de macarrão cabelo-de-anjo.

MAIS SOBRE GASTRONOMIA